Vaticano prepara fundação para aproximar descrentes
Segundo Dom Ravasi, fundação é desejo do Papa para dialogar com os descrentes |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26-02-2010, Gaudium Press) Para o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, trazer ateus e agnósticos para dentro de uma mesma rede comum sob a tutela do dicastério pode ser uma oportunidade para mostrar-lhes os arcabouços científicos da Teologia.
Segundo Dom Ravasi, esse é o principal objetivo da Fundação “Pátio dos Gentios”, cuja criação foi anunciada pelo prelado na edição de ontem do jornal do episcopado italiano.
Dom Giafranco Ravasi explica que a idéia é da criação de uma Fundação para as pessoas que não creem, mas que se interessam por temas da espiritualidade e pelo diálogo com a Igreja Católica, e que a iniciativa se inspira em discurso do Papa à cúria em dezembro passado.
Segundo o prelado, cujas declarações foram repercutidas pela Radio Vaticana, o projeto é, assim, um desejo manifesto do próprio Papa Bento XVI por um renovado diálogo com os homens e as mulheres que não crêem, mas que querem se aproximar de Deus.
O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura explicou que a Fundação terá como função também, além de manter uma rede de descrentes aptos ao diálogo, estudar o espaço da espiritualidade dos que não crêem.
“Queremos ajudar as pessoas a saírem de uma concepção pobre do crer, mostrar que a Teologia tem dignidade científica e estatuto epistemológico”, declara Dom Ravasi.
Deixe seu comentário