Município de Caará (RS) promove Romaria a Nossa Senhora das Lágrimas
Osório (Quinta-feira, 25-02-2010, Gaudium Press) Anualmente, no último final de semana de fevereiro, o município de Caraá, da diocese de Osório, no Rio Grande do Sul, realiza a Romaria em Louvor a Nossa Senhora das Lágrimas. Neste ano, a padroeira será homenageada nos dias 27 e 28 de fevereiro com a tradicional festa e romaria ao Santuário Nossa Senhora das Lágrimas.
Imagem de Nossa Senhora das Lágrimas no santuário gaúcho |
De acordo com o pároco do Santuário, Pe. Eder Matos dos Santos, a origem da romaria, realizada há 117 anos, remonta ao século XV, em Treviglio, Itália, quando teria ocorrido o milagre da imagem da Virgem que chorou face ao iminente ataque de forças inimigas na região. Ao se depararem com tal manifestação, as tropas inimigas desistiram do ataque, e essa graça foi atribuída à intercessão da Nossa Senhora.
Padre Eder destaca que a devoção chegou ao município de Caará com os migrantes italianos, mais precisamente com Isidoro Meregalli, que fez uma promessa para que sua esposa fosse curada de uma grave doença. Se conseguisse alcançar a graça faria uma imagem em honra a Nossa Senhora das Lágrimas. Foi assim que ele mandou confeccionar uma imagem que hoje se encontra no Santuário, em Caará.
A devoção, segundo o pároco, foi se espalhando com o passar dos anos e foi tomando outras proporções e hoje já está muito além da região de Caará. Ele salienta que os fiéis vêm de todas as partes do Brasil para visitar o Santuário e prestar sua homenagem a Nossa Senhora das Lágrimas. O sacerdote estima que 35 a 45 mil peregrinos participem esse ano das comemorações.
O ato de fé em honra à Virgem começou com um tríduo no dia 24 de fevereiro, sendo realizada uma missa que se repetirá nos dias 25 e 26. No sábado (27), as celebrações eucarísticas continuam durante todo o dia, além da meditação do Santo Terço. No domingo (28) serão realizadas missas a partir das 4h da manhã até as 15h, onde então acontecerá a Missa Campal, presidida por dom Jaime Kohl, bispo de Osório. Em seguida será realizada a Romaria.
Para o padre Eder, além da Missa Campal e da Romaria haverá um momento muito especial na manhã de domingo que será a “Missa do Milagre”, que iniciará ás 8h, hora em que se percebeu que o quadro de Nossa Senhora das Lágrimas estava chorando.
“O sucesso da romaria e das comemorações em honra à Nossa Senhora das Lágrimas se dá aos testemunhos dos fiéis, às graças alcançadas, o conforto conquistado, a renovação da esperança e da fé, a cura para o corpo, a solução para os problemas, sejam eles imediatos ou não. É o amor de Mãe transformando a vida de seus devotos”.
Deixe seu comentário