Arquidiocese de Maringá (PR) prepara ordenação episcopal de dom Edmar Peron
Padre Edmar Peron será ordenado no próximo domingo, 28 |
Maringá (Quarta-feira, 24-02-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Maringá, no Paraná, realiza no próximo domingo, dia 28 de fevereiro, a partir das 15h30 a celebração da Ordenação Episcopal de dom Edmar Peron, primeiro padre nascido na cidade a se tornar bispo. O sacerdote, reitor do Santuário de Teologia de Maringá, foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 30 de janeiro como novo bispo auxiliar na arquidiocese de São Paulo.
De acordo com a assessoria de comunicação arquidiocesana, a cerimônia acontecerá na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e será presidida por Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo de Maringá, que aos 93 anos de idade nunca havia ordenado um bispo. O atual arcebispo da cidade, Dom Anuar Battisti, e o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, também serão ordenantes e concelebrantes.
No presbitério da Catedral, a Cátedra será ocupada por Dom Jaime e os demais lugares por Dom Anuar Battisti, Dom Odilo Pedro Scherer e Dom Vicente Costa. Segundo os organizadores da celebração, espera-se um grande número de fiéis para acompanhar a consagração do futuro bispo e, unidos em oração, irão também se despedir e rezar por esse novo trabalho apostólico que ele exercerá em São Paulo, a partir do dia 14 de março.
“Espero contar com a ajuda de todos, pastores e fiéis, a fim de que a realização da vontade de Deus em minha vida se expresse no serviço concreto á Igreja, na entrega diária da vida e na busca perseverante da santidade”, disse Padre Edmar na ocasião do comunicado de sua nomeação episcopal, em mensagem à arquidiocese de São Paulo.
Monsenhor Edmar foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1990. Desde então serviu à arquidiocese de Maringá como diretor espiritual dos filósofos [1991 a 1997]. Também foi vigário paroquial e pároco em diversas paróquias; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; assessor de Liturgia e Canto arquidiocesano por nove anos. Após seus estudos em Roma, entre os anos 2000 e 2002, foi professor de teologia dogmática e liturgia, no Instituto Teológico Paulo VI na PUC- PR.
Durante os últimos três anos, foi reitor do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, da arquidiocese de Maringá.
A celebração será transmitida ao vivo via satélite para todo o Brasil por emissoras católicas.
Deixe seu comentário