Bento XVI nomeia novo bispo para o Uruguai
Atualmente Padre Alberto Sanguinetti é membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Montevidéu |
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 23-02-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou hoje um novo bispo para a diocese de Canelones, no Uruguai. A nomeação foi feita após o pontífice Santo Padre ter aceitado o pedido de renúncia, por motivos de idade avançada, apresentado por Dom Orlando Romero Cabrera.
Em seu lugar, o Papa escolheu para assumir o governo pastoral da diocese de Canelones Pe. Alberto Sanguinetti Montero, do clero da arquidiocese de Montevidéu, pároco da paróquia de Nuestra Señora del Carmen a Cordón.
Biografia
Pa. Alberto Montero nasceu em 10 de outubro de 1945, em Montevidéu. Em 1962, iniciou os estudos no Seminário Interdiocesano Cristo Rey, na própria capital uruguaia, e, ao mesmo tempo, frequentou os cursos de Humanidade e Filosofia junto ao Colégio San Juan Bautista.
Em 1973, obteve a licenciatura em Teologia junto a Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado sacerdote em 18 de maio de 1973. Após um período de ministério pastoral em Montevidéu, obteve o doutorado em Teologia Dogmática junto à Faculdade de Teologia de San Miguel (Argentina).
Em 2000 foi nomeado primeiro Reitor da Faculdade de Teologia do Uruguai “Mons. Mariano Soder”, encargo que desenvolveu até o ano de 2004.
Foi pároco em Carrasco, Tapes e, desde 2004, da Paróquia Nuestra Señora del Carmen a Cordón. Atualmente é também membro do Conselho Presbiterial da arquidiocese de Montevidéu e postulador da Causa de beatificação do Servo de Deus Dom Jacinto Vera.
Outras nomeações
Além de Dom Alberto Sanguinetti Montero, Bento XVI também nomeou bispos para duas dioceses nos Estados Unidos. Para a diocese de Ogdensburg, no estado de Nova York, foi nomeado o sacerdote Terry R. LaValley. Já para a o governo pastoral de Scranton, na Pensilvânia, o indicado pelo Papa, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, foi Dom Joseph C. Bambera.
Deixe seu comentário