Igreja se manifesta em solidariedade às vítimas da Ilha da Madeira
Soldados e civis procuram por vítimas de desabamentos por causa das chuvas, na Ilha da Madeira |
Funchal (Segunda-feira, 22-02-2010, Gaudium Press) Neste fim de semana uma forte chuva assolou a Ilha da Madeira, em Portugal. Como consequência, 42 pessoas morreram, mais de uma centena ficaram feridas e cerca de 250 ficaram desalojadas. Diante deste cenário, a Igreja em todo mundo se manifestou levando solidariedade às vítimas portuguesas e às famílias dos atingidos pela tragédia.
Por meio do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, o Papa Bento XVI enviou mensagem ao bispo de Funchal, capital da Ilha da Madeira, Dom Antônio Carrilo, solidarizando-se às vítimas da tempestade. O Santo Padre se disse “consternado com as graves consequências das recentes chuvas na Ilha da Madeira que provocaram dezenas de mortos e enormes danos materiais aos seus habitantes” e assegurou a toda comunidade local a sua solicitude.
A Caritas-Portugal enviou 25 mil euros à Caritas do Funchal com o intuito de ajudar as vítimas. A instituição católica informou em comunicado que também criou uma conta pra receber doações que possam mitigar os danos materiais causados aos madeirenses pelas chuvas.
Já o bispo de Funchal, Dom Carrilo, celebrou ontem uma missa em homenagem às vítimas do temporal na Ilha da Madeira. Em mensagem à agência Ecclesia, o prelado descreveu a região como um “cenário de destruição e sofrimento”. Para o bispo português, no entanto, apesar do momento difícil é preciso manter a calma e procurar “dar atenção aos alertas e orientações, que vão sendo transmitidas pelas entidades competentes”.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ortiga, também se manifestou. Em mensagem às autoridades madeirenses disse “comungar as horas de dor e de perplexidade experimentadas pelo povo da Madeira”, e assegurou “a mais profunda comunhão humana, cristã e eclesial”.
Conforme fontes noticiosas, o temporal, que provocou deslizamentos de terra e inundações na Ilha da Madeira, é considerado o pior que atingiu a região desde 1993.
Deixe seu comentário