Gaudium news > Bispo chinês recebe homenagem do L’Osservatore Romano

Bispo chinês recebe homenagem do L’Osservatore Romano

igreja_china.jpg
Maior igreja da China: Dom Wan Chonglin lutou em favor do livre exercício da fé católica no país

Roma (Sexta-feira, 19-02-2010, Gaudium Press) O jornal vaticano L’Osservatore Romano publicou em sua mais recente edição um perfil em tributo ao bispo emérito de Zhaoxian, da província chinesa de Hebei, Dom Raimundo Wang Chonglin. O prelado faleceu no dia 2 de fevereiro aos 88 anos, vítima de uma hemorragia cerebral.

Dom Wang Chonglin possui uma história de coragem em favor do exercício da religião católica em seu país. O prelado passou 20 anos na prisão por causa de sua luta contra as proibições a seu trabalho de pastor na China. Devido a sua intenção devoção ao catolicismo, mais de 20 mil pessoas compareceram aos funerais realizados no dia 8 de fevereiro, para render homenagem ao bispo chinês.

Segundo a última edição do L’Osservatore Romano, o bispo emérito chinês foi incansável na obra da evangelização, sem se deixar esmorecer pelas dificuldades. “Amou muito e fez com que outros amassem o Papa e a doutrina da Igreja”, afirmou a publicação.

Biografia
O bispo emérito chinês recebeu sua ordenação sacerdotal em 1950 e, com apenas sete anos de sacerdócio, foi enviado à prisão. Já livre, em 1983, foi ordenado bispo. Somente em 1988, porém, o governo chinês o reconheceu como tal. A distinção, entretanto, não durou muito e logo após a ordenação de seu bispo-auxiliar, Dom José Jian Mingyuan, o prelado foi proibido novamente de exercer em público o ministério episcopal.

Em 2005, já com 83 anos, Dom Wang Chonglin apresentou sua renúncia ao governo pastoral da diocese de Zhaoxian, mas teve que reassumi-lo em 2006 pela enfermidade do prelado auxiliar.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas