Brasília sediará 3º Encontro Nacional de Jornalistas das dioceses, regionais e organismos da CNBB
Brasília (Sábado, 13-02-2010, Gaudium Press) Pela terceira vez seguida Brasília vai sediar o 3º Encontro Nacional de Jornalistas das dioceses, regionais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de março desse ano. A diferença em relação aos demais encontros é que esse ano jornalistas que trabalham em mídia impressa, rádio e televisão católicos vão poder participar do evento, desde que sejam profissionais registrados.
Segundo o assessor de imprensa da CNBB, Padre Geraldo Martins, o principal objetivo do encontro de jornalistas é fortalecer os laços de comunhão entre os profissionais da imprensa católica como também servir de “espaço de atualização” para a categoria, além de “fortalecer os laços de comunhão entre os profissionais responsáveis pela comunicação em nossas dioceses e organismos da CNBB”.
“É cada vez mais urgente estreitar os laços entre os jornalistas que atuam nos veículos da Igreja a fim de que, em rede, a boa nova de Jesus Cristo chegue a todos. Além disso, o encontro é também uma oportunidade de reciclagem de nossos profissionais. A presença de assessores renomados no encontro revela o desejo de termos profissionais cada vez mais atualizados e sintonizados com as grandes preocupações do mundo da comunicação”, ressaltou.
Nos três dias do evento, um debate com o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, professor Sérgio Coutinho, vai abordar a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações logo no primeiro dia do encontro.
Um mesa redonda no sábado (13) contará com a participação dos jornalistas Celso Schoreder, vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), que abordará o tema “Confecom e a democratização da comunicação no Brasil” e o professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Artur de LIma, que discutirá o tema “Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e direito à comunicaçaão”.
Já durante a tarde de sábado, a mesa redonda será sobre “Jornalismo e Igreja” com duas conferências: uma com Padre César Moreira, da TV Aparecida, sobre “O Jornalismo na e da Igreja Católica” e a outra conferência terá o tema “A Igreja como fonte de notícia” com a mestra em Comunicação Eliane Muniz, que trabalhou anos como assessora de imprensa da CNBB.
Para Padre Geraldo Martins, a participação do professor de história Sérgio Coutinho no 3º Encontro tem como objetivo oferecer uma leitura aprofundada ao assunto proposto na Mensagem do Papa.
“Ele nos ajudará a fazer uma leitura aprofundada da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações. Creio que o tema proposto pelo Papa toca de perto não só aos padres, mas também aos leigos mais comprometidos com a caminhada pastoral da Igreja. Um professor universitário tem sempre algo a acrescentar quando o assunto é o uso das novas tecnologias de comunicação”, assinalou o assessor de imprensa da CNBB.
Segundo o assessor, o evento assume um papel que vai além da preocupação em comunicar e ressaltou que o encontro é uma “prova do investimento” da CNBB na comunicação.
“Mais do que uma preocupação, o encontro é uma prova do investimento da CNBB na comunicação. A Igreja no Brasil tem procurado ocupar este novo areópago por reconhecê-lo como espaço privilegiado para o anúncio da vida e da pessoa de Jesus Cristo. O nosso desejo é de que as dioceses e paróquias estimulem sempre encontros de comunicação e valorizem os profissionais desta área e os tenham em seus quadros, seja como voluntários, seja como profissionais contratados para os meios de comunicação de sua propriedade”, afirmou.
Para inscrição no 3º Encontro Nacional de Jornalistas os interessados podem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2103-8368.
Deixe seu comentário