“Queremos aprender a traçar com Cristo os passos do nosso futuro”, diz bispo de Blumenau
D. José Negri recomenda enfoque na Palavra Divina |
Blumenau (Sexta-feira, 12-02-2010, Gaudium Press) Em artigo divulgado hoje, Dom José Negri, bispo da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, discorre sobre a importância de se ouvir mais a Palavra Divina, e explica como o povo de sua diocese pretende vivenciá-la.
O bispo inicia sua mensagem recordando as palavras do Papa João Paulo II, que ao delinear as linhas programáticas do terceiro milênio já colocava a escuta da Palavra de Deus como um dos seus eixos fundamentais. Na Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, destaca ainda, o Papa afirmava que desde o Concílio Vaticano II foi assinalado o papel proeminente da Palavra Divina na vida da Igreja, mas que era necessário aprofundar e consolidar esse aspecto da Palavra, difundindo o livro da Bíblia nas famílias.
Citando também o Papa Bento XVI, o prelado salienta que, ao final do Sínodo dos Bispos do ano passado, que teve como temática a palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, o Santo Padre lançou um desafio a todos, clamando: “Agora é necessário que esta experiência eclesial seja levada a todas as comunidades; é preciso que se compreenda a necessidade de traduzir em gestos de amor a palavra ouvida, porque só assim se torna credível o anúncio do Evangelho. Isso exige em primeiro lugar um conhecimento mais íntimo de Cristo e uma escuta dócil da sua Palavra”.
Dom José ressalta que tudo está convergindo em direção à Palavra, e reforça essa afirmação lembrando que na próxima Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o tema central será a Palavra de Deus na Igreja. E em unidade com a Igreja, prossegue ele, a diocese de Blumenau, “dócil à voz do Espírito Santo”, definiu que neste ano o plano de pastoral terá este foco especial.
“Todos serão convidados a redescobrir e aprofundar melhor o texto sagrado, por meio do método da leitura orante. Em particular tentaremos vivenciar também as nossas liturgias, já que como dizia o Vaticano II (Dei Verbum 7): O Cristo está presente na sua Palavra, pois é Ele quem fala quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura”, afirma.
Por fim, o bispo diz que como os Discípulos de Emaús, o importante é escutar o que Cristo nos quer dizer. E que no ao término da caminhada, continua ele, podemos chegar a dizer, como os discípulos: “Não estava ardendo o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras” (Lc 24, 32).
“Queremos aprender a traçar com Cristo os passos e as coordenadas do nosso futuro e fazer a experiência do Mestre que está sempre ao nosso lado, ajudando-nos a interpretar todos os fatos da nossa história á luz da sua Palavra”, conclui.
Deixe seu comentário