Gaudium news > “Nossa Senhora de Lourdes representa aquela Mãe que protege e cuida de todos nós”, diz arcebispo de Porto Alegre

“Nossa Senhora de Lourdes representa aquela Mãe que protege e cuida de todos nós”, diz arcebispo de Porto Alegre

1.jpg
Dom Dadeus concedeu entrevista exclusiva à Gaudium

Porto Alegre (Quinta, 12-02-2010, Gaudium Press) Ontem, em meio às comemorações do Dia de Nossa Senhora de Lourdes, cujas primeiras aparições ocorreram no dia 11 de fevereiro, data que coincide com o Dia Mundial dos Enfermos, o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Dadeus Grings, concedeu entrevista exclusiva à Gaudium Press e falou sobre a história dessa devoção a Nossa Senhora e a sua importância nos Santuários do mundo todo.

Dom Dadeus recorda que a devoção surgiu na França, quando Nossa Senhora apareceu a uma menina chamada Bernadette, quatro anos depois da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Na ocasião, Nossa Senhora se apresentou à menina como a Imaculada ao dar o sinal da autenticidade da sua aparição.

“Foi assim que a jovem percebeu de que ela era realmente Maria, a Mãe de Jesus, aquela que a Igreja venerava de modo tão especial”, assinalou o prelado. Foi assim, prossegue o arcebispo, que a cidade de Lourdes se tornou um centro de irradiação da devoção de Nossa Senhora para o mundo inteiro.

Dom Dadeus salienta que em função das inúmeras curas que lá aconteciam, a Igreja também declarou o dia 11 de fevereiro como um dia dedicado aos doentes, o Dia Mundial dos Enfermos.

“Somos convidados neste dia em honra a Nossa Senhora de Lourdes a pensarmos de modo especial nos doentes. E como Maria os acolhe, nós também queremos e devemos acolhê-los”, ressalta.

Dom Dadeus assinala que todos os peregrinos que vão a Lourdes, se não ficam curados fisicamente, certamente ficam curados espiritualmente e “voltam com novo ânimo, com novo ardor, com suas forças renovadas, pois chegam lá e percebem a fé daquele povo”.

De acordo com o arcebispo de Porto Alegre, como muitas pessoas não teriam a oportunidade de visitar o Santuário na França pela sua longitude, todos os lugares do mundo começaram a construir seus próprios Santuários em honra à Santa. O prelado recorda que em Porto Alegre a Gruta de Lourdes, que existe desde o século passado, atrai milhares de pessoas que lá deixam sua marca de devoção com sinais e placas de reconhecimento ao mostrar que é um lugar importante para a fé cristã.

Nossa Senhora de Lourdes, segundo Dom Dadeus, representa aquela Mãe que protege e cuida de todos nós, de modo especial dos que estão doentes.

“Sabemos que a mãe junto ao enfermo tem uma força colossal. Então, quando essa mãe é Maria, nos dá um consolo muito maior e é por isso que ela atrai os mais necessitados que buscam sua companhia e proteção”, afirmou o prelado.

Ao final da entrevista à Gaudium, Dom Dadeus aconselha que todos aqueles que se encontram doentes da alma e do corpo possam encontrar junto a Maria amparo, carinho e proteção, além de aprender com Maria que o sofrimento humano tem um valor redentor para nós e para os outros, valores que são eternos.

“Nossa vida e o tempo presente tem peso de eternidade. Se o momento presente é de dor e adversidade, quando esse momento passar temos que ter consciência de que ter sofrido é uma grande vantagem para o nosso aprendizado como pessoa, para o nosso crescimento espiritual e para vermos o mundo de um modo novo”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas