Gaudium news > Papa diz que Maria é exemplo de confiança em Deus para os sofredores e doentes

Papa diz que Maria é exemplo de confiança em Deus para os sofredores e doentes

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 11-02-2010, Gaudium Press) Bento XVI presidiu na manhã desta quinta-feira, na Basílica de São Pedro, uma cerimônia eucarística com motivo tríplice, voltada ao tema da saúde. Isso porque a missa realizada hoje lembrou o 18º Dia Mundial dos Enfermos, data que coincide com o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, cujas primeiras aparições ocorreram em um 11 de fevereiro, e com 25 anos do Pontifício Conselho para os Agentes da Pastoral da Saúde, criado em 1985 por João Paulo II.

santa-lourdes.jpg
Bento XVI celebra Nossa Senhora de Lourdes

Na homilia, dedicada ao tema da confirmação dos doentes na fé da Igreja, o Papa lembrou que diversas pessoas, em seus momentos de aflição por conta de enfermidades das mais diversas, acorrem aos santuários marianos em busca de cura e para pedir bençãos à Mãe de Jesus.

“A Igreja Católica oferece aos homens uma “maternidade que fala sem palavras, que suscita nos corações a consolação, uma alegria íntima, que paradoxalmente convive com a dor, com o sofrimento”, disse o Santo Padre, que apresentou a Virgem Maria como exemplo da confiança cristã.

O seu “Magnificat” (“Canção de Maria”) é “o agradecimento de quem conhece os dramas da vida, mas confia na obra redentora de Deus”, é um canto da “fé provada por gerações de homens e mulheres que colocaram em Deus a sua esperança e se comprometeram a ajudar os irmãos na necessidade”, continuou o pontífice, falando do cântico recitado pela Virgem Maria na ocasião da Visitação à sua prima Isabel.

Ainda de acordo com ele, “a Igreja, como Maria, guarda dentro de si os dramas do homem e a consolação de Deus e os mantêm juntos, ao longo da peregrinação da história”. Bento XVI sublinhou a importância do sacramento da Unção dos Enfermos e da pastoral dos sofredores e doentes.

Estiveram presentes na missa fiéis de diversas partes do mundo com alguma enfermidade e também integrantes da UNITALSI (União Nacional Italiana de Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais), uma organização que se ocupa da peregrinação de pessoas sofredoras. Os doentes também participaram ativamente da celebração; uma mulher em cadeira de rodas leu uma das intenções da Oração dos fiéis.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas