Chipre começa preparativos para visita de Bento XVI em junho
Roma (Terça, 09-02-2010, Gaudium Press) O vigário patriarcal dos católicos latinos no Chipre (ilha situada ao sul da Turquia), Padre Umberto Barato, deu detalhes à agência SIR dos preparativos na ilha para a recepção do Papa Bento XVI que deve visitar o país entre os dias 4 e 6 de junho desse ano.
Ilha receberá visita de Bento XVI em junho desse ano |
Padre Umberto Barato disse já ter uma comissão encarregada para a visita do Santo Padre e ressaltou que em reunião ocorrida no dia 14 de janeiro com a presença de mais de 250 pessoas, precisou que uma das primeiras e mais importantes tarefas é “conseguir voluntários”.
Os lugares que Bento XVI visitará já foram previstos pela comissão do Vaticano, que realizou uma prévia em dezembro de 2009. O pontífice deve visitar Paphos, onde pregou o Apóstolo São Paulo.
Outro lugar de suas visitas será Nicósia (capital do Chipre), onde o Santo Padre verá a “linha verde”, fronteira que separa os territórios dominados pela Grécia e Turquia nos quais o Chipre está dividido.
“Certamente verá a fronteira (desde o lado grego). Se cruzará ou não ao outro lado já é outra história”, afirmou o vigário.
Segundo Padre Umberto, existe uma população de 20 mil católicos oriundos da África e Ásia que vivem atualmente em Chipre. Por essa razão, as atividades do Papa contarão com expressivo número de fiéis.
“Todos somos parte do corpo católico, e todos receberemos ao Papa com emoção. Espero com esta visita, que a Igreja Católica do Chipre receba um impulso para renovar o entusiasmo e a vitalidade”, disse.
Ao final, o vigário patriarcal dos católicos latinos no Chipre expressou sua convicção de que a visita não será meramente social e espera que ela aproxime aqueles que se encontram distanciados da Igreja.
Esta é a primeira vez que um Papa visita a ilha do mediterrâneo que se encontra sob a jurisdição do Patriarcado Latino de Jerusalém.
Deixe seu comentário