Gaudium news > Diocese de Blumenau (SC) promoverá Caminhadas Penitenciais durante a Quaresma

Diocese de Blumenau (SC) promoverá Caminhadas Penitenciais durante a Quaresma

peregrinação.jpg
As Caminhadas Penitenciais reviverão o calvário de Jesus

Blumenau (Terça, 09-02-2010, Gaudium Press) No período da Quaresma que se aproxima, a diocese de Blumenau, em Santa Catarina, promoverá uma peregrinação diferente: as Caminhadas Penitenciais. Em todas as sextas-feiras do tempo quaresmal, de 19 de fevereiro a 26 de março, os fiéis sairão em peregrinação por diversos locais da região catarinense revivendo a via sacra, caminhada que Jesus fez até o calvário, com momentos de reflexão e prece. De acordo com a assessoria de comunicação da diocese de Blumenau, a caminhada objetiva resgatar um pouco a religiosidade popular.

Além dos momentos de espiritualidade e meditação sobre a Paixão e Morte de Jesus, ao longo do percurso vários sacerdotes estarão à disposição para atendimento de confissões. O bispo de Blumenau, Dom José Negri, oferecerá assessoramento espiritual.

A primeira caminhada penitencial acontecerá na Comarca Blumenau Norte, na Escola Agrícola, no dia 19 de fevereiro. Na sexta-feira seguinte, 26 de fevereiro, será a vez da Catedral da Comarca Blumenau Sul receber a caminhada. No dia 12 de março, a iniciativa será realizada na Comarca de Gaspar, na Paróquia São Pio X, e no dia 19 de março na Comarca de Timbó, na Paróquia Santa Teresinha. O encerramento da peregrinação se dará no dia 26 de março no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na Comarca de Navegantes.

Em todos os locais, a concentração para o início da caminhada será sempre a partir das 5h. Conforme a assessoria de comunicação da diocese de Blumenau, o motivo da atividade começar neste horário é motivar e facilitar a participação das pessoas que levantam cedo para trabalhar e que, em outros horários do dia, não poderiam participar.

Segundo o Padre Raul Kestring, da diocese de Blumenau, a religiosidade ou piedade popular, expressa pela caminhada penitencial, é realçada pelo Documento de Aparecida, que considera “imprescindível ponto de partida para conseguir que a fé do povo amadureça e se faça mais fecunda”. O sacerdote ainda cita as palavras do Papa Bento XVI, que destacou a piedade popular como “precioso tesouro da Igreja Católica na América Latina”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas