Diretores do Celam se reúnem em Bogotá
Dom Damasceno na reunião dos Diretores do Celam |
Bogotá (Segunda, 08-12-2010, Gaudium Press) Aconteceu, de 4 a 5 de fevereiro, na capital colombina Bogotá, a reunião dos Diretores do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam). Em comunicado, o Celam informou que se trata da reunião mais importante de todas do órgão, já que é um momento “para que os bispos diretores retomem e relancem ‘o sonho’ visando à animação da comunhão episcopal da América Latina e dos serviços que podem prestar às conferências episcopais”, notificou.
Conforme o informativo da Celam, o encontro aconteceu com o propósito de determinar as estratégias que serão seguidas pelos centros e departamentos do Celam, durante o ano de 2010, assim como as políticas organizacionais, que servirão de ferramentas para enfrentar os desafios a que se propõe o exercício concreto do Plano global vigente. Para isso estiverem presentes na reunião, as principais figuras do Celam, como seu presidente, o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e seu secretário geral, Dom José Leopoldo Gonzáles.
Na Eucaristia que deu início a reunião, o presidente do Departamento de Cultura e Educação do Celam, arcebispo de Concepcion, no Chile, Dom Ricardo Ezzati, responsável por presidir a cerimônia, recordou aos diretores do Celam o convite que Jesus Cristo fez aos apóstolos para que estes o seguissem e pregassem o Evangelho. O prelado exortou também aos presentes a ver em Jesus a fonte da missão “sabendo que Ele é quem nos impulsiona pela força do Espírito Santo a sermos Suas testemunhas”.
Por sua parte, o presidente do Celam, Dom Damasceno Assis, fez, em seu discurso de abertura, uma retrospectiva de suas atividades como presidente da Celam durante o último ano. O arcebispo de Aparecida ressaltou também o contexto no qual se realizou o encontro de diretores do Celam: o Ano Sacerdotal, a Missão Continental – que é um grande desafio da Igreja na América Latina, após o encontro de Aparecida – e o contexto político e social latino americano.
Dom Damasceno Assis falou ainda sobre o Mutirão da Comunicação, que terminou ontem, 07, em Porto Alegre e sobre o interesse do Celam pela comemoração dos bicentenários da independência em diferentes países da América Latina, entre eles, México e Colômbia. O prelado aproveitou a ocasião e felicitou o presidente do Departamento de Comunicação do Celam, o bispo de Engativá, na Colômbia, Dom Hector Gutiérrez Pabón, por sua recente nomeação de membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
Reflexão sob a luz de Aparecida
Segundo o departamento de Comunicação do Celam, durante o encontro também foi realizada uma reflexão em torno dos seguintes temas: “Como tem sido a linha contínua e continuada de Aparecida, da Missão Continental, nos programas de todos estes anos dentro dos centros e departamentos do Celam? Como o Celam observa o momento conjuntural da América Latina? E Como se ilumina desde Aparecida?
Ainda conforme o departamento de Comunicação, analisou-se, no encontro, a questão social baseada na Encícilica “Caritas in Veritate”, do Papa Bento XVI, e houve também uma reflexão bíblica a respeito da liderança episcopal, com o intuito de que houvesse um aprofundamento sobre este tema.
As questões levantadas na reunião permitiram aprofundar na existência do Celam, como organismo de apoio, de serviço e de comunhão eclesial, a necessidade de despertar uma maior liderança episcopal na América Latina e Caribe, e a necessidade de dar mais ouvidos às conferências episcopais a respeito das urgências pastorais, com o objetivo de implementar ações que respondam aos pedidos das próprias conferências.
Texto Original de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário