Norte/Nordeste têm primeira turma de especialistas em Direito Canônico
Recife (Segunda-feira, 08-02-2010, Gaudium Press) Uma missa no último dia 29 de janeiro marcou a graduação da 1ª turma de formandos em Direito e Processo Matrimonial Canônico da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), curso inédito do gênero disponibilizado nas regiões Norte/Nordeste do Brasil.
Segundo o coordenador do curso, professor Ubiratan Couto Maurício, a carga horária do curso foi de 360 horas divididas em três módulos, oferecidos em janeiro e julho de 2009 e janeiro de 2010. O professor explica ainda, conforma noticiou a CNBB, que o curso foi um pedido do Tribunal Eclesiástico regional de Apelação do Nordeste 2, órgão judicial da CNBB, “que percebeu a necessidade de preparar pessoas para atuar no tribunal”,
“Concluímos o curso que vai nos ajudar no trabalho junto às câmaras de justiça eclesiástica nas nossas dioceses e também no tribunal de justiça e apelação aqui do regional nordestino. É muita felicidade chegar nessa fase. É uma conquista para todos nós, para nossa Igreja e também para a Universidade”, diz um dos formandos, padre Antônio Nelson, de Campina Grande (PB).
Graduaram-se no curso 35 alunos, sendo 18 clérigos (padres e religiosos) e 17 leigos. Do total da turma, 16 eram formados em Direito – quatro destes também padres. De acordo com o coordenador, a boa aceitação do curso representa a demanda existente na área, já que, das 20 dioceses que formam os quatro estados da Regional Nordeste 2 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), 11 enviaram padres para se especializar.
Deixe seu comentário