Cardeal Kasper abre em Roma simpósio sobre livro que trata de diálogo cristão
Cardeal Walter Kasper |
Cidade do Vaticano (Segunda, 08-02-2010, Gaudium Press) “Nós redescobrimos a nós mesmos como irmãos e irmãs em Cristo”, declarou o cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, no simpósio sobre “Harvesting the Fruits” (“Colhendo os Frutos”, em português), livro recém-publicado sobre os 40 anos de diálogo de Católicos com Anglicanos, Luteranos, Reformados e Metodistas. O simpósio foi aberto hoje em Roma e termina na quarta-feira.
O movimento ecumênico que começou a partir da Conferência Missionária Mundial em Edimburgo, na Escócia, foi mencionado pela cardeal Kasper em seu discurso como “um dos sinais dos tempos do século XX”, que “ofereceram um contraponto de reconciliação e unidade às forças destrutivas do mal e da violência”.
O presidente falou sobre os “positivos” efeitos desta “colheita”, que podem ser observados, segundo ele, em diversos aspectos teológicos, como a fé comum em Jesus Cristo e na Santíssima Trindade ou o consenso sobre as verdades fundamentais da doutrina da justificação. O problema ainda existente, explicou o cardeal Kasper, é hermenêutico e eclesiológico, como a ordenação de padres e o ministério episcopal de mulheres e questões de primazia do Papa, e a crise antropológica no mundo contemporâneo, com desafios como a homossexualidade, os direitos humanos, a justiça social, paz, bioética, salvaguarda da criação, etc.
O livro “Harvesting the Fruits – Aspectos básicos da fé cristã no diálogo ecumênico”, foi publicado primeiramente em inglês, porque os próprios documentos foram emitidos naquela língua, explicou o cardeal Kasper. As razões para a publicação, segundo ele, são o resumo e a apresentação das realizações desse trabalho de unidade através das últimas décadas.
Deixe seu comentário