Gaudium news > Mutirão de Comunicação termina com marcha contra o extermínio de jovens

Mutirão de Comunicação termina com marcha contra o extermínio de jovens

Porto Alegre (Segunda-feira, 08-02-2010, Gaudium Press) No último domingo, uma grande marcha contra a violência juvenil encerrou em Porto Alegre o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que teve duração de uma semana e contou com a participação de cerca de 15 mil pessoas de 18 países. O evento teve como meta debater e buscar alternativas para a construção de uma comunicação comprometida com a paz, a justiça e a solidariedade, à luz da cultura solidária.

marcha juventude-muticom.jpg
 Representantes de seis países participaram da Marcha

A “Marcha juvenil pela solidariedade e contra o extermínio de jovens nas Américas” foi promovida pelas Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul. A atividade, que integrou o Encontro Intercontinental de Jovens, realizado durante o mutirão, contou a participação de representantes de seis países: Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Brasil e Alemanha.

De acordo com a assessoria do evento, a Marcha teve como principal objetivo chamar a atenção da juventude presente no Mutirão para a campanha nacional, promovida pelas pastorais da juventude de todo o Brasil, contra a violência e o extermínio de jovens, sob o foco da temática do Muticom: “Processo de Comunicação e Cultura Solidária”.

Ainda durante a Marcha cada participante se apresentou, com o nome e local de origem, e sujou as mãos com tinta e imprimiu em um painel construído para expressar o compromisso de lutar contra o extermínio e todo tipo de violência que oprime e paralisa a juventude de um modo geral.

Segundo uma das coordenadoras da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, Jaiane Kroth, o evento teve um resultado positivo, pois houve um envolvimento e comprometimento de todos no processo da campanha fazendo com que os participantes levem tudo o que foi debatido e refletido para as suas comunidades e desencadeiem em seus locais de origem o projeto da marcha.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas