Missão dos presbíteros é tema de debate no quinto dia do 13º ENP
Padre Stefano Raschietti falou sobre a importância da atividade missionária, no 13º ENP |
Indaiatuba (Segunda, 08-02-2010, Gaudium Press) No quinto dia de debates do 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENB) realizado ontem, 07, o assessor do Conselho Missionário Nacional da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e secretário-executivo do Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, teólogo Padre Stefano Raschietti, debateu a missão e a vida na Igreja com os padres presentes no evento. Com informações da CNBB e Rádio Vaticana.
No que se refere à missão dos presbíteros na Igreja, informou a CNBB e a Rádio Vaticana, o teólogo esclareceu que esta é essência em primeiro lugar, e não uma mera atividade. “A Igreja por sua natureza é missionária. Isso constitui uma revolução no próprio conceito de Igreja, que procede da missio Dei. Não é mais a Igreja que envia missionários em qualidade de ‘missionante’, mas é ela própria enviada como missionária”, afirmou.
Destacando ainda mais a importância da missão, Padre Stefano afirmou que ela vem antes da Igreja. Para o sacerdote, na missão de Cristo é que se cria uma Igreja. “A atividade missionária não é tanto uma ação da Igreja, mas é simplesmente a Igreja em ação”, acrescentou.
Para reforçar sua argumentação, o sacerdote lembrou também do pensamento do Papa Bento XVI, que vê a ação missionária como elemento integrante da identidade sacerdotal. Conforme o Santo Padre, o presbítero é fundamentalmente profeta, sacerdote e pastor.
Por fim, o teólogo fez questão de salientar que a missão deve se estender também aos que na comungam da fé católica. “O que significa falar de Cristo para o que estão fora da Igreja? De que maneira o Evangelho toca o coração e a vida das pessoas lá onde estão?”, indaga Padre Stefano. De acordo com o sacerdote, esta é uma questão delicada e que merece uma reflexão, pois “sabemos bem o que dizer ao nosso povo, mas não sabemos o que dizer ao povo de fora”.
Deixe seu comentário