Artigo: Abadia de Solesmes na França comemora milênio
A Abadia de Solesmes na França comemora milênio. A célebre abadia beneditina é reputada por sua vida litúrgica e pelo seu canto gregoriano.
Por ocasião deste ano jubilar (outubro de 2009 a outubro de 2010) Dom Philippe Dupont, Padre Abade dissertou sobre alguns pontos da vida monacal.
– O que procura um noviço ao entrar numa abadia?
O ingresso em Solesmes é feito para se procurar a Deus. São Bento pedia isto: procuradores de Deus.
Ele encarava a vida comunitária, com os demais irmãos como um apoio para poder manter o combate diário contra as forças do mal, combate que constitui também um progresso na virtude, na procura de Deus, na santidade, neste nosso caminho de separação do mundo, e que é primeiramente anseio e procura de Deus.
– Qual o sentido do canto gregoriano hoje em dia, notadamente na oração ?
Solesmes é reputada no mundo inteiro pelo canto gregoriano, que constitui um meio privilegiado de nossa procura de Deus.
O canto litúrgico gregoriano possui também um valor tradicional de estabilidade na oração da Igreja, pois que atravessou todos estes séculos e deve ser considerado como uma oração viva, que ajuda as almas a subir até Deus. O canto gregoriano é uma oração mais interna. Sua doçura, mas também a força e a violência de certas melodias, exprimem adequadamente os múltiplos sentimentos de louvor e súplica dos homens dirigindo-se a Deus em inumeráveis situações.
Padre Guy de Ridder
Deixe seu comentário