Papa Bento XVI agradece ao presidente de Malta convite para visitar o país
Malta (Sábado, 06-02-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI agradeceu em carta o convite do presidente de Malta, George Abela pela visita programada para abril desse ano ao país. Na carta, publicada pelo jornal Times of Malta, o Santo Padre afirmou que “não vê a hora para se unir aos malteses para comemorar o importante aniversário” da chegada de São Paulo às costas da ilha. A visita pastoral de Bento XVI acontecerá no âmbito das celebrações pelos 1950 anos da chegada do apóstolo à ilha maltense.
No texto, o Santo Padre ressalta que esse evento será uma importante ocasião para “aprofundar e refletir a fé cristã”. De acordo com a arquidiocese de Malta, a visita do pontífice deve ocorrer nos dias 17 e 18 de abril.
Na visita, Bento XVI vai se encontrar com autoridades civis do país e visitará a gruta de São Paulo, localizada em Rabat. O pontífice também celebrará uma missa na cidade de Floriana, além de encontrar jovens na capital maltesa, Valletta, antes de seu regresso ao Vaticano.
Esta será a terceira vez que um pontífice visita a ilha mediterrânea. O primeiro papa a visitá-la foi João Paulo II, em maio de 1990 e de 2001, sendo esta última como parte de uma peregrinação paulina.
A chegada de São Paulo é mencionada nos Atos dos Apóstolos, capítulo 28, 1-2: “Uma vez que nós viemos em segurança, descobrimos que a ilha era chamada de Malta. Os habitantes nos trataram com rara gentileza”.
Haverá grandes celebrações em Malta pela efeméride dos 1950 anos da mesma forma que ocorreu há 50 anos.
Deixe seu comentário