Gaudium news > "Maria é a mãe que nos diz: façamos juntos uma nova Honduras", diz arcebispo de Tegucigalpa

"Maria é a mãe que nos diz: façamos juntos uma nova Honduras", diz arcebispo de Tegucigalpa

Tegucigalpa (Sábado, 06-02-2010, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Tegucigalpa, capital de Honduras, Dom Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, ao presidir as celebrações pelo 263º aniversário da Virgem de Suyapa, Padroeira de Honduras, exortou o povo hondurenho e as novas autoridades políticas no país a lançar um “urgente processo de reconciliação nacional”. O presidente hondurenho, Porfírio Lobo, estava presente na celebração além de milhares de fiéis.

Na celebração, que coincidiu com o 17º aniversário de sua nomeação como Primado de Honduras, o Cardeal Maradiaga ressaltou que o país sofreu muitas mentiras e que agora é o momento de “reconstrução da malha social em apoio à verdade”.

O prelado solicitou à Virgem Maria que faça da “nova Honduras” uma realidade e que Deus habite entre nós com “renovado amor para secar lágrimas” para que, assim, não “haja mais pranto, nem dor, senão a esperança de sair adiante”.

“Novamente nos convoca a Padroeira da Honduras no dia de sua festa, na veneração e o amor à sua imagem. Maria é a mãe que nos diz: façamos juntos uma nova Honduras”, assinala o arcebispo após aplausos dos milhares de fiéis presentes na celebração.

Para o cardeal, essa nova etapa pela qual passa a nação hondurenha busca a “reconciliação e a justiça social” e move às preces que rezam por uma humanidade, dividida pelas inimizades e discórdias, “um Deus que dirige as vontades para que se disopnha à reconciliação”.

Ao final da celebração, o arcebispo de Tegucigalpa recordou que o Espírito Santo é capaz de mover os corações para que os adversários se “dêem as mãos e os povos procurem a união”.

 A Virgem Morena ou Santa Maria da Conceição de Suyapa foi declarada Padroeira de Honduras em 1925 pelo Papa Pio XII.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas