Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde celebra seu 25º aniversário
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-02-2010, Gaudium Press) Como parte das comemorações pelos 25 anos de criação do Pontifício Conselho para os Operadores da Saúde e os 18 anos do Dia Mundial do Doente, o Vaticano promove na próxima semana, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, uma conferência sobre o tema “A Igreja a serviço do amor pelos sofredores”.
Hoje, em uma coletiva de imprensa na Sala João Paulo II, o presidente do Pontifício Conselho, Dom Zygmunt Zimowski, o secretário Dom José L. Redrado e o subsecretário Dom Jean-Marie Musivi Mpendawatu apresentaram o programa da celebração, junto aos interlocutores especiais, Dom Jacques Perrier, bispo de Tarbes et Lourdes, e o Dr. Salvatore Pagliuca, vice-presidente nacional da UNITALSI (União Nacional Italiana Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais).
Basílica de São Pedro vista da Via della Conciliazione, por onde passará procissão de Santa Bernadette |
Segundo o programa, os dois primeiros dias serão dedicados às intervenções e mesas-redondas sobre o sofrimento e a dor com a participação de convidados de diversas partes do mundo (África, Austrália, Ásia). O Dr. Carl Andersen, Cavaleiro Supremo da Fundação “Cavaleiros de Colombo” dos Estados Unidos, fará um discurso sobre o “Significado do sofrimento de João Paulo II para a Igreja e para o mundo”.
No programa estão previstos também eventos culturais como uma mostra de pintura de Francesco Gaudagnuolo e um concerto de música erudita. Os tradicionais eventos espirituais serão a missa presidida pelo Santo Padre e uma grande procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes pela “via della Conciliazione’ até a Basílica Vaticana.
Este ano, diretamente da França, serão trazidas para a celebração as relíquias de Santa Bernadete Soubirous, de Lourdes. As celebrações em Roma estão ligadas às de Lourdes, onde se encontra o Santuário dos doentes do mundo todo, lugar famoso pela aparição de Nossa Senhora à francesa Bernadette Soubirous. A cidade de Lourdes foi visitada três vezes por Papas: em 1983 e 2004 por João Paulo II, e em 2008 por Bento XVI.
Deixe seu comentário