Gaudium news > “O Padre não se tornará homem de Deus se não for homem de oração”, afirma Cardeal Hummes

“O Padre não se tornará homem de Deus se não for homem de oração”, afirma Cardeal Hummes

13_enp.jpg
Cartaz oficial do 13º ENP

Itaici (Quinta, 04-02-2010, Gaudium Press) O arcebispo emérito de São Paulo e prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes enviou ontem (3) uma mensagem especial aos mais de 500 padres reunidos em Itaici, em Indaiatuba (SP), onde se realiza o 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP).

Na carta, dirigida particularmente aos participantes do ENP, Cardeal Hummes aborda o tema do Ano Sacerdotal vivido pela Igreja, “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote!”, e recorda o desejo do Papa Bento XVI de que este ano especial seja “um tempo de profunda renovação interior dos sacerdotes”.

Segundo o cardeal, ser pastor segundo o coração de Deus é o “grande desafio” para os sacerdotes de todos os tempos, constituindo, dessa maneira, o “maior tesouro que o nosso Pai poderia oferecer aos fiéis de nossas comunidades”.

O prelado ressalta ainda que o sacerdote só será “Bom Pastor” na medida em que, através do exercício diário do seu ministério, se dedique “integralmente a Cristo e, por Ele, com Ele e Nele, aos irmãos, em total fidelidade”.

Para o cardeal, o povo brasileiro deseja “vivamente” que seus sacerdotes sejam “homens de Deus” e “homens de oração”. Dessa forma, na vida dos sacerdotes a oração e a intimidade com Deus são “essenciais e insubstituíveis”.

“A oração na vida do presbítero ou ocupa um lugar central ou será um belo ideal, distante de ser concretizado”, assinalou o cardeal. Se o trabalho pastoral não for precedido de oração, perderá seu valor e eficácia.

Cardeal Hummes recordou, ainda, o “Encontro Internacional de Sacerdotes” com o Papa Bento XVI, em Roma, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 junho desse ano. Sobre o evento, convidou todos os padres a participar desse “marcante gesto de comunhão eclesial”.

Ao final da mensagem, o Cardeal Cláudio Hummes exortou todos os sacerdotes a viver o Ano Sacerdotal: “Grande é o dom da vossa vocação e urgente um novo ardor missionário a fazer-se presente no coração sacerdotal de cada um de vós”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas