Núncio apostólico celebrará missa de reabertura de catedral pernambucana
Núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri |
Pesqueira (Terça, 02-02-2010, Gaudium Press) O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, irá presidir, na próxima sexta-feira, 05, a cerimônia religiosa de Dedicação, por conta da reabertura da igreja de Santa Águeda, sede da diocese de Pesqueira, em Pernambuco. Segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a missa celebrada por Dom Baldisseri tem sua origem no Antigo Testamento e, enraizada no coração e na tradição do povo, é celebrada pela Igreja como um dia glorioso.
A Dedicação, pelo núncio, será realizada um dia depois da reabertura da igreja pernambucana para os fiéis, quando a imagem restaurada de Santa Águeda volta ao templo. Originária do século XIX, a catedral de Pesqueira está sendo restaurada, ampliada e reformada desde setembro de 2007 por iniciativa de seu bispo diocesano, Dom Francisco Biasin.
Conforme a CNBB, a restauração da igreja foi planejada e executada utilizando como base o estudo de fotografias antigas, dados históricos, relatos de moradores e elementos específicos de igrejas cuja construção data da mesma época. Tudo isso, para preservar o projeto arquitetônico original.
As modificações
A igreja de Santa Águeda teve grande parte do telhado, pisos, arcos, portas e janelas reformados. O presbitério ficou com apenas um altar para atender às normas sobre liturgia do Concílio Vaticano II. Já os altares laterais voltaram às dimensões originais. Embaixo de um deles estará localizada a pia batismal antiga. No outro altar, ficará um relicário.
Duas capelas também foram construídas e ficarão situadas dentro do templo. Uma ficará no lado direito e recebeu o nome de Santíssimo Sacramento. A outra ficará à esquerda da porta principal da Igreja e abrigará a imagem restaurada de Santa Águeda. O lugar que antes guardava a imagem se tornará próprio para a exposição solene do Santíssimo Sacramento.
Cidade de Pesqueira, onde fica localizada a igreja de Santa Águeda |
A catedral ainda recebeu uma fachada posterior que ampliou a sacristia, e possibilitou a construção de um salão para reuniões, almoxarifado e banheiros. Isso tudo, porque, segundo a CNBB, durante as celebrações mais solenes, a igreja pernambucana costuma receber um grande número de padres e ministrantes.
Deixe seu comentário