Gaudium news > Pastoral da AIDS da arquidiocese de Curitiba promove ação no litoral paranaense

Pastoral da AIDS da arquidiocese de Curitiba promove ação no litoral paranaense

Paranaguá (Terça, 02-02-2010, Gaudium Press) A Pastoral da AIDS da arquidiocese de Curitiba (PR), juntamente com as Secretarias da Saúde Municipal e Estadual e com a diocese de Paranaguá promove uma ação no litoral paranaense. Até o dia 28 de fevereiro, um ônibus itinerante estará percorrendo os municípios do litoral, onde agentes de saúde vão realizar o teste gratuito de HIV.

De acordo com a assessoria de comunicação da arquidiocese de Curitiba, os resultados do teste HIV saem em apenas 20 minutos e, quando positivo, as pessoas são encaminhadas para atendimento médico. Os atendimentos são individuais e os profissionais são orientados a agir com muita discrição.

A assessoria destaca que todas as pessoas, sejam elas residentes da região ou turistas, podem participar da ação e dos atendimentos no ônibus. É necessário, somente, a apresentação da carteira de identidade e, no caso de menores de 18 anos, estar acompanhados dos pais.

nibu itinerante AIDS.jpg
Projeto, itinerante, tem apoio e parceria da CNBB

Além das testagens anti-HIV haverá também uma abordagem nas praças e ruas para distribuição de panfletos com material informativo, rodas de conversa, apresentação de vídeos e palestras sobre o tema e a importância da prevenção.

Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da AIDS, Sueli Ferreira dos Santos, as pessoas têm certa resistência e temor em relação à testagem e em buscar mais informações sobre o vírus.

“Por isso a importância de ser um trabalho itinerante, pois foge um pouco da área da saúde, e o povo tem mais liberdade para questionar e fazer o exame. As pessoas podem realizar o teste e obter orientações sem sair do local onde residem, é um serviço de encontro à comunidade”, salienta.

Esta atividade, que já foi realizada anteriormente, agora faz parte da Campanha Nacional de incentivo ao teste HIV e Sífilis, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde o seu lançamento na arquidiocese de Curitiba, em 29 de outubro de 2009, várias ações vêm sendo desenvolvidas em escolas e paróquias da região.

A Pastoral da AIDS, que tem sede nacional em Porto Alegre/RS, é um serviço da Igreja que tem como meta conter a epidemia da doença seguindo valores evangélicos. Em Curitiba, a Pastoral foi implantada em 2005, e envolve agentes voluntários que participam de reuniões periódicas para formação, planejamento de ações e trabalhos de assistência aos soropositivos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas