São Paulo recebe 1º Congresso de Leigos
Bispo auxiliar de São Paulo, Dom Tomé Ferreira da Silva |
São Paulo (Segunda, 01-02-2010, Gaudium Press) Começou no último dia 25 de janeiro, o 1º Congresso de Leigos da arquidiocese de São Paulo. O evento durará o ano inteiro e será divido em etapas. Terá como tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e lema “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13.14).
Conforme um dos organizadores do evento, o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Dom Tomé Ferreira da Silva, o Congresso de Leigos durará todo o ano de 2010 pois está sendo pensado como um processo de reflexão, oração e discernimento dos sinais dos tempos e escuta da Vontade de Deus. Seu intuito é “estimular os leigos a um envolvimento mais intenso na vida e na missão da Igreja na cidade de São Paulo”, diz Dom Tomé.
A primeira etapa do evento começou em janeiro e vai até o final de maio. Consiste na leitura, por parte dos leigos, do material desenvolvido pela arquidiocese durante o ano de 2009 e pela partilha dos questionamentos levantados por esta leitura. Nesta fase, os leigos se dividirão em grupos para pensar positivamente a vida do fiel na cidade de São Paulo. “Esta primeira etapa será determinante para o êxito de todo o processo, pois é o momento em que se espera atingir o maior número de pessoas possível, em todos os espaços e ambientes em que os leigos se encontram na construção de sua vida pessoal, familiar, profissional e social”, afirma o bispo.
A segunda etapa do Congresso acontecerá de junho a agosto e será desenvolvida nas regiões episcopais. Será marcada pela realização de 14 oficinas temáticas que sistematizarão a reflexão realizada na primeira fase. As oficinas abordarão questões da vida diária do leigo: família, saúde, educação, vida cristã, missão na cidade, exercício da caridade e outros. Esta etapa, segundo D. Tomé, será concluída no dia 28 de agosto, com a realização de uma conferência e grande celebração eucarística em cada região episcopal.
Terminada a segunda fase, o conteúdo discutido nas regiões episcopais será encaminhado, pelos próprios participantes, às oficinas que serão realizadas em âmbito arquidiocesano. Esta será a terceira etapa, que acontecerá em setembro e outubro. Nesta fase, segundo o bispo, serão elaboradas propostas de ação missionária dos leigos na vida da cidade de São Paulo, a partir da sua fé e sua comunhão com a Igreja, nos espaços e ambientes onde exerce a sua cidadania.
O desfecho do Congresso se dará no dia 21 de novembro, no ginásio do Ibirapuera. “Será um belo momento que deverá reunir milhares de leigos para a comunhão em torno da Eucaristia, fonte de horizonte último da vida da Igreja”, diz o bispo. Neste dia, serão publicados os resultados dos trabalhos feitos durante o ano inteiro, que se tornarão “um valioso instrumento referencial para a ação missionária dos leigos na cidade de São Paulo”, afirma o religioso.
De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, o Congresso de Leigos é voltado para todos, inclusive diáconos, presbíteros e bispos. Mas, segundo o religioso, sem dúvida alguma os fiéis são os protagonistas. “São eles o sal da terra e a luz do mundo, os únicos que chegam a todos os espaços e ambientes da grande cidade”, conclui.
Deixe seu comentário