"O Papa Bento XVI é um homem corajoso", afirma o cardeal Roger Etchegaray
Bento XVI em sua visita ao cardeal Etchegaray |
Cidade do Vaticano (Sábado, 30-01-2010, Gaudium Press) O cardeal francês Roger Etchegaray, que ainda se encontra em recuperação por conta da fratura que sofreu durante a Missa do Galo em dezembro do ano passado, quando uma jovem tentou atacar o Papa Bento XVI, afirmou hoje que, durante o ocorrido, pensou “primeiro no Papa” e que teve “medo por ele”.
“”Não esquecerei nunca a última noite de Natal, uma noite que foi excepcional. Pensei primeiro no Papa. Tive medo por ele”, afirmou o cardeal de 87 anos em entrevista ao jornal Corriere della Sera. O cardeal ainda brincou ao dizer: “caindo, entrei para a história”.
Na entrevista, o cardeal francês assinalou sua admiração pela reação de Bento XVI no episódio: “Ele [Santo Padre] levantou-se rapidamente e continuou a procissão até o altar, presidindo a missa da noite de Natal. É um homem corajoso”, assinalou.
Com relação se considera necessário reforçar a segurança do Papa após esse episódio, o cardeal Etchegaray ressaltou que Bento XVI não irá renunciar “às estreitas relações com as pessoas” e para ilustrar isso o prelado observou que, após dois depois do ocorrido, o pontifíce já estava em “meio aos pobres da comunidade de Santo Egídio para almoçar com estrangeiros e com os sem-teto”.
O cardeal francês disse, ainda, que não sente o cansaço da idade e diz esperar novas viagens e novos projetos porque um cristão “vive o presente, no presente e olha sempre em frente”.
Queda
Às vésperas do Natal de 2009, a suíço-italiana Susanna Maiolo conseguiu passar pela segurança do na Basílica de São Pedro, em Roma e avançou na direção do Papa que foi ao chão, mas não se feriu. Bento XVI levantou-se rapidamente e celebrou a Missa do Galo.
Já o cardeal francês, que também foi ao chão, foi retirado do local. O cardeal fraturou o fêmur e teve que passar por uma cirurgia.
Deixe seu comentário