Gaudium news > Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe começa na próxima semana

Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe começa na próxima semana

Muticom1.JPG
Muticom será um dos grandes eventos desse ano na América Latina e Caribe

Porto Alegre (Sexta, 29-01-2010, Gaudium Press) O Mutirão de Comunicação (Muticom) será um dos grandes eventos desse ano na América Latina e Caribe. Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e pela Organização Católica Latino-Americana de Comunicação (OCLACC), o Mutirão acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro em Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), com o tema “Processos de comunicação e cultura solidária”.

Segundo a assessoria de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB (que compreende o estado do Rio Grande do Sul), o Mutirão pretende ser um espaço aberto, democrático e propositivo para a reflexão e debate.

Entre os objetivos específicos destaca-se a reflexão sobre os “desafios da comunicação na ação evangelizadora”, contribuindo, como Igreja, na renovação das formas de comunicação no trabalho pastoral, catequético e litúrgico e na construção da opinião público, sempre à luz da cultura solidária.

De acordo com a assessora de comunicação da CNBB Sul 3, Daiane Bristot, durante os cinco dias do evento vão estar reunidos profissionais da comunicação, estudantes, movimentos sociais, comunicadores populares e a sociedade para propôr um novo jeito de fazer comunicação, que esteja comprometida com a “construção de uma sociedade mais justa, promotora da liberdade e paz”.

“Para o regional que acolhe esse evento, ser cenário da transformação de uma cultura individualista, criada pelo uso indevido do dom de comunicar, é tarefa árdua, mas também é razão para crer numa outra comunicação que acolhe, respeita, convida, tornando-nos mais humanos e plenos de vida”, afirma a coordenadora.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 3, à tarde, com uma conferência do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais no Vaticano, Dom Cláudio Maria Celli. No decorrer do evento acontecerão mais três conferências à cargo de cientistas, especialistas e analistas internacionais com os temas “Novos cenários políticos e sociais e processos de comunicação”, “Economia e comunicação na era digital” e “Comunicação no diálogo das culturas”.

Outras atividades também serão desenvolvidas durante a semana, como seminários temáticos, oficinas, apresentações artísticas populares, mostras de filmes, exposições, apresentações de produções acadêmicas, shows de músicas folclóricas e populares e celebrações eucarísticas.

O evento se encerra no dia 7 de fevereiro com uma programação que inclui uma exposição sobre processos de comunicação e cultura solidária, uma plenária conclusiva sobre a “Carta de Porto Alegre” e uma cerimônia oficial de encerramento com a leitura da “Carta de Porto Alegre”, além de outras atividades paralelas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas