Gaudium news > Diocese paranaense de Campo Mourão promove 13ª Romaria Rota da Fé

Diocese paranaense de Campo Mourão promove 13ª Romaria Rota da Fé

Campo Mourão (Quinta, 28-01-2010, Gaudium Press) A diocese de Campo Mourão, no Paraná, em parceria com os municípios de Boa Esperança, Janiópolis, Moreira Sales e Goioerê promove, no próximo dia 31 de janeiro, a 13ª edição da Rota da Fé. O evento consiste em uma romaria a lugares sagrados e comunidades religiosas, com a proposta de possibilitar ao peregrino conhecer diferentes culturas e costumes locais, em contato direto com a natureza.

foto romaria rota da f? 1.jpg 

 Fiéis participam da romaria no interior paranaense

De acordo com o coordenador da Rota da Fé, Ruben Moyano, o evento é promovido pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas e tem como finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, que abrange caminhadas, orações, reflexões e celebrações.

“É uma sadia prática religiosa que busca, principalmente, reintegrar os valores e vínculos familiares, os valores humanos e culturais, conhecendo os atrativos religiosos e naturais da região por onde passam”, salienta.

Segundo ele, de acordo com dados das próprias dioceses participantes, é evidente que, por meio da romaria, houve uma integração da família e de outros movimentos da Igreja. Moyano destaca ainda o crescimento significativo das pessoas nas suas paróquias e um maior interesse em valorizar mais a própria comunidade e seus recursos humanos, religiosos e naturais.

O coordenador lembra ainda que a primeira romaria de 2010, que acontece de duas a três vezes por ano, desde 2007, terá algumas atividades especiais: uma homenagem ao padre mais idoso em atividade no Brasil, Pe. Boleslaw Cisz, que tem 94 anos de idade e 65 anos de sacerdócio, exercendo até hoje a função de pároco na Comunidade de Paraná do Oeste, e uma palestra que será ministrada pelo Pe. Carlos Alberto Chequim, Secretário Geral da CNBB Regional Sul II.

Além das 600 vagas que foram abertas e que já estão todas preenchidas, haverá o envolvimento e a participação de aproximadamente três mil pessoas das comunidades por onde a romaria passa, informa Moyano.
O encerramento do evento acontecerá em Goioerê, com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

“As pessoas que participam da Rota da Fé procuram um contato mais direto com Deus, juntamente com suas famílias, para meditar, fazer penitência, pagar promessas, pedir bênçãos e buscar curas para si mesmas e seus familiares”, conclui.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas