Venezuela celebra os 25 anos da primeira visita de João Paulo II ao país
Existe “um antes e um depois” de João Paulo após visitar o país, diz Cáritas Venezuelana |
Caracas (Quinta, 28-01-2010, Gaudium Press) A Igreja católica na Venezuela, por meio da Cáritas Venezuelana, celebra, desde a última terça-feira e até amanhã, os 25 anos da primeira visita do Papa João Paulo II ao país. Na ocasião, o pontífice exortou os venezuelanos a “penetrarem com o espírito do Evangelho a ordem social, econômica ou política” do país.
Ao recordar a passagem de João Paulo II pelo país, a Cáritas Venezuela afirmou que esta visita se converteu em um ponto de “referência indesculpável” na vida da Venezuela em um “antes e depois do Papa”.
“A tarde de 26 de Janeiro de 1985 passaria definitivamente para a história da Venezuela e, sobretudo, da Igreja na Venezuela. Pela primeira vez um sucessor de Pedro saudava sorridente e prostrava-se, humildemente, para beijar a terra venezuelana”, expressou a Cáritas.
Na ocasião, João Paulo II recordou aos venezuelanos que “a fé não deve apenas ser acreditada, mas também praticada e aplicada à vida”.
O Santo Padre advertira também que o “divórcio entre fé e a vida diária” é um dos mais graves “enganos” desses tempos e, portanto, “obter a reativação prática da fé que supere essa incoerência é tarefa colossal” para o povo venezuelano.
“Ao interior da sociedade, sejam defensores dos grandes valores humanos e cristãos: o valor da vida, desde o momento da concepção, contra a violência, a estabilidade e unidade da família e a educação cristã”, exortara o então Papa João Paulo II aos venezuelanos.
Deixe seu comentário