Em missa, haitianos residentes no Chile oram por suas famílias
Santiago (Quarta, 27-01-2010, Gaudium Press) Nesta segunda, 25, mais de 400 haitianos, residentes na capital do Chile, Santiago, se reuniram na Catedral Metropolitana para participar da celebração eucarística por seus compatriotas falecidos e feridos e por suas famílias e entes queridos que sofrem com as consequências do terremoto que devastou o Haiti.
Presidida pelo Vigário da Esperança Jovem, padre Galo Fernández, a missa contou também com a presença do embaixador Haiti, Rolan Augustin, e de um grande número de fiéis que acompanharam os caribenhos em suas orações.
Antes de começar a liturgia, Big Joseph, haitiano residente no Chile, desde os três anos, subiu ao altar para expressar sua imensa gratidão a todos que tem manifestado apoio ao povo haitiano, especialmente aos chilenos que dedicam seu tempo e esforço para reconstruir o Haiti.
Em sua homilia, padre Fernández afirmou que a comunidade inteira está impactada pelo ocorrido no Haiti, especialmente por todo o esforço que seus habitantes e a comunidade internacional vem colocando na luta para superar a pobreza e o sofrimento da população haitiana. “Deus, nosso Senhor, está junto com as vítimas, unidos aos que sofrem, aos que morreram e aos que querem unir-se na sua morte. Deus, na pessoa de Jesus, está junto dos que lutam para ir adiante”, destacou o vigário.
O sacerdote também disse aos presentes: “Hoje contemplamos ao Senhor, impulsionando desde o Espírito uma corrente fecunda e de solidariedade, uma corrente de compromisso com o povo haitiano”. O padre afirmou ainda que o compromisso “deve ser fiel e estável, para ajudá-los não somente a recuperar o tanto que perderam, mas também para ajudá-los a superar tantas histórias dolorosas”.
Após o término da celebração eucarística, em declaração a imprensa, o embaixador do Haiti no Chile, Rolan Augustin, valorizou o chamado de solidariedade realizado pelo vigário na missa. Segundo Augustin, o Haiti necessita da ajuda chilena, cujo governo tem uma disposição muito boa e tem reagido positivamente. “O Chile sempre tem sido um defensor do Haiti no âmbito internacional. Eu tenho que agradecer ao povo e ao governo chilenos pelo apoio, ajuda e determinação de auxiliar o Haiti”, afirmou.
A celebração eucarística foi convocada pela Comunidade Haitiana residente, pelo Serviço Jesuita Migratório, pelo Instituto Chileno Católico de Migração (Incami), pela fundação América Solidária e pelo Vicariato da Esperança Jovem do Arcebispado de Santiago.
Deixe seu comentário