“O Evangelho é o caminho para alcançar a vitória sobre a violência”, diz arcebispo emérito do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (Quarta, 27-01-2010, Gaudium Press) O cardeal arcebispo emérito da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Eugenio de Araujo Salles, em artigo publicado nesta quarta-feira no site da arqudidiocese, aborda a questão da violência no mundo moderno. Segundo o purpurado, o problema da violência requer uma “perspectiva de fé” e não pode ser resolvido dentro de uma “visão humana e temporal”.
Para Dom Eugenio Salles, a reação intempestiva ante a brutalidade do crime e do “ato infamante” pode vir a ser “compreensível”, mas impede um “raciocínio tranquilo” na obtenção de soluções reais que só podem ser alcançadas com o “fator religioso”.
“As explosões temperamentais são até úteis ao reclamo de justiça, mas impedem um raciocínio tranquilo para obtenção de soluções reais. Para alcançá-las, é importante o fator religioso”, assinalou o cardeal.
Na raiz desse mal, assinala Dom Eugenio Salles, está o progresso material que exclui o progresso espiritual pautado pela busca indefinida do bem-estar que acaba conduzindo “à valorização indiscriminada do prazer, abrindo de par em par as portas da libertinagem”.
O “flagelo da violência social” envereda com frequência pela falta de diálogo e pelas desigualdades econômicas, pelas “graves negligências e deficiências” no campo da saúde, pelo consumo e tráfico de drogas ou pela corrupção.
Dom Eugenio Salles observa que combater as causas da violência é “valorizar a vida e exaltar sua dignidade”, ou seja, à medida que aumenta o respeito pela dignidade, cria-se dessa maneira um ambiente que dificulta a agressão ao próximo.
“Ir às causas do combate à violência é valorizar a vida e exaltar sua dignidade. Surge, então, uma força contrária que age no interior de qualquer criatura, mesmo empedernida pelas práticas delituosas”, afirma.
O arcebispo emérito evocou o discurso do Ângelus do Papa Bento XVI do dia 30 de novembro de 2008, quando, na ocasião, o pontífice pediu ao Senhor que “comova o coração de quantos se iludem que a violência é o caminho para resolver os problemas” e exortou todos a sentirem-se “estimulados a dar o exemplo de mansidão e de amor para construir uma sociedade digna de Deus e do Homem”.
Ao final do artigo, Dom Eugenio Salles pediu aos cristãos que coloquem em prática os ensinamentos do Messias e assegurou que o “Evangelho é o caminho para alcançar a vitória”.
“O ensinamento do Salvador é o ponto de referência, a marca da autenticidade em qualquer medida que se tome. Sem isto, é construir sobre a areia. Uma casa sem fundamentos sólidos está fadada a ruir e arrastará consigo muitas esperanças”, concluiu.
Deixe seu comentário