Gaudium news > Cristãos são chamados a dar testemunho contra os aspectos negativos do mundo moderno, diz Papa

Cristãos são chamados a dar testemunho contra os aspectos negativos do mundo moderno, diz Papa

Roma (Terça, 26-01-2010, Gaudium Press) “Enquanto estamos a caminho da plena comunhão, somos chamados a dar um testemunho comum perante os desafios cada vez mais complexos do nosso tempo”. O apelo foi feito pelo Papa Bento XVI nesta segunda-feira, durante a cerimônia das Vésperas presidida por ele na Basílica de São Paulo em Roma pelo encerramento da Semana de Orações pela unidade dos cristãos.

Segundo o pontífice, entre os maiores desafios modernos a serem vencidos pelos cristãos estão a secularização e a indiferença, o relativismo e o hedonismo, os temas éticos que dizem respeito ao inicio e ao fim da vida, os limites da ciência e da tecnologia e o diálogo com as outras tradições religiosas.

O último dia de celebração da Semana coincidiu também com a solenidade da Conversão de São Paulo. Bento XVI falou sobre a figura do Apóstolo dos Gentios, lembrando que, de “perseguidor da Igreja, se tornou ele mesmo vítima de perseguição por causa do Evangelho do qual ele dava testemunho”.

A questão do testemunho dos cristãos esteve no coração da Semana. Segundo o Santo Padre, esse testemunho “nasce do encontro com o Ressurgido, se nutre da relação constante com Ele, é animado pelo amor profundo por Ele”. No Cristianismo, há o desejo de anunciar aos outros o Cristo e de levar ao mundo a sua mensagem de reconciliação que faz experimentar a contradição da divisão dos cristãos”, explica.

Em vista disso, é importante a comunhão e a unidade entre todos os discípulos de Cristo para dar “uma maior credibilidade e eficácia de seu testemunho”, porque neste “mundo marcado pela indiferença religiosa, e até mesmo por uma aversão crescente em relação à fé cristã, é necessária uma nova, intensa atividade de evangelização, não só entre os povos que nunca conheceram o Evangelho, mas também onde o Cristianismo se difundiu e faz parte da sua história”, declarou o Papa.

Bento XVI disse ainda que as questões atuais que ainda dividem os cristãos podem ser superadas por meio da oração e do diálogo, porque [os cristãos], têm o “conteúdo central da mensagem de Cristo que podemos anunciar juntos: a paternidade de Deus, a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte com a sua cruz e ressurreição, a confiança na ação transformadora do Espírito”.

O Papa afirmou, por fim, que os cristãos devem estar juntos dando testemunho também nos temas relacionados à salvaguarda da Criação e defesa do meio ambiente, à promoção do bem comum e da paz, à defesa da centralidade da pessoa humana e ao empenho para combater “as misérias do nosso tempo” – a fome, a indigência, o analfabetismo, a má-distribuição dos bens.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas