Gaudium news > Bento XVI apresenta mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Bento XVI apresenta mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Cidade do Vaticano (Terça, 26-01-2010, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano apresentou no último sábado, 23, a mensagem do Papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais que, este ano, terá como tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: a nova mídia ao serviço da Palavra”.

O tema foi escolhido para lembrar aos sacerdotes e a todos os fiéis que eles foram chamados para testemunhar a fé através das novas tecnologias. O documento foi apresentado pelo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli e pelo secretário do Conselho, Dom Paul Tighe.

No encontro, Dom Celli observou que a mensagem do Papa mostra uma positiva avaliação das novas tecnologias e que nos convida a deixar a “mentalidade paroquial” para nos abrirmos para o mundo. “O mundo precisa que a Igreja Católica também se abra às novas tecnologias”, assinalou o prelado.

No texto, Bento XVI exorta os sacerdotes a abrirem-se às novas tecnologias e nota que, com a ajuda dos jovens, os jovens podem ser incentivados a ter confiança e interesse na Igreja. Nesse contexto, as novas tecnologias são “um instrumento indispensável” no auxílio que torna o anúncio do Evangelho “mais motivado e eficaz na pastoral”.

A presença dos presbíteros no “mundo digital”, observa o Santo Padre, deve ser aquela junto aos instrumentos tradicionais da contribuição da nova geração de audiovisuais (fotos, vídeos, animações, blogs, páginas da internet) que são “inéditas ocasiões de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e para a catequese”.

Além disso, a realidade “digital” pode também ajudar os sacerdotes a “fazer conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo”.

“A pastoral no mundo digital deve poder mostrar aos homens do nosso tempo e à humanidade perdida de hoje que “Deus está próximo e que, em Cristo, pertencemos um a outro”.

Dessa forma, o papel dos sacerdotes é “abrir o caminho para novos encontros” no ciberespaço e oferecer “aos homens que vivem este nosso tempo digital os sinais necessários para reconhecer o Senhor”. O Santo Padre ressaltou, no entanto, que isto deve ser feito “assegurando sempre a qualidade do contato humano e a atenção às pessoas e as suas verdadeiras necessidades espirituais”.

A Igreja também necessita da ajuda de profissionais que auxiliem os sacerdotes e bispos a utilizarem as novas tecnologias na pastoral. Para os sacerdotes e na formação dos seminaristas, observa Dom Celli, o problema mais importante é aquele da linguagem que se diferencia nas diversas partes do mundo.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial na Igreja Católica dedicada ao mundo das comunicações e da mídia e foi iniciada em 1963 pelo Concílio Vaticano II com o decreto conciliar “Inter mirifica”. É celebrado, em quase todos os países por decisão dos bispos do mundo no domingo que antecede o Pentecostes. O anúncio do tema acontece em 29 de setembro, na festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, designados patronos dos que trabalham no rádio.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas