Bispos britânicos iniciam visita ad limina ao Papa em Roma
Cidade do Vaticano (Terça, 26-01-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu ontem pela manhã no Palácio Apostólico os primeiros bispos britânicos a iniciarem a nova visita Ad Limina Apostolorum do episcopado da Inglaterra e do País de Gales.
No encontro reservado com o Santo Padre estiveram presentes o arcebispo de Westminster, Dom Vincent Gerard Nichols, com os auxiliares Dom George Stack, Dom Alan Stephen Hopes e Dom John Arnold. Também estiveram presentes o bispo de Clifton, Dom Declan Ronan Lang, o bispo de Shrewsbury, Dom Brian Michael Noble, com o coadjutor Dom Mark Davies, o arcebispo de Cardiff, Dom Peter Smith, e o bispo de Menevia, Dom Thomas Matthew Burns.
Segundo os dados do “Anuário Estatístico da Igreja de 2007”, há 8,9% (aproximadamente 5.191.000 pessoas) de católicos na Inglaterra. Da população de mais de 58 milhões de habitantes a maioria é de anglicanos, seguidos por outras comunidades protestantes. Estão presentes também outras comunidades religiosas como judeus, muçulmanos, hindus e ortodoxos (os dados se referem a todo o território do Reino Unido).
A Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales possui cinco arquidioceses metropolitanas e 17 dioceses sufragâneas com um total de 22 dioceses, às quais se acrescentam o Ordinário Militar e um exarcado oriental ucraniano. As subdivisões eclesiásticas católicas atuais são sucessivas ao cisma do século XVI e foram estabelecidas a partir do século XIX, enquanto as denominações das antigas dioceses medievais foram reservadas à Igreja Anglicana.
Nomeações
Ontem, a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou também novas nomeações do Papa de bispos e para cargos vaticanos. As indicações para cargos vaticanos concernem aos membros do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica: o cardeal Giovanni Lajolo, presidente do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano, e Dom Velasio De Paolis, presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé.
Além disso, o Santo Padre nomeou ainda os bispos Dom Stanislav Zvolenský, arcebispo de Bratislava, Dom Filippo Iannone, bispo de Sora-Aquino-Pontecorvo, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, bispo de Garanhuns (Brasil), Dom Ryszard Kasyna, bispo titular de Dices e Auxiliar de Gdask. Também foi indicado um novo núncio apostólico na República dos Camarões e na Guiné Equatorial, na África: Dom Piero Pioppo.
O Papa nomeou ainda Pe. Montfort Stima, vigário-geral da arquidiocese de Blantyre no Malawi, como bispo auxiliar para a mesma arquidiocese.
Deixe seu comentário