Gaudium news > Arquidiocese de Yucatán, no México, promove II Congresso de Saúde, Vida e Família

Arquidiocese de Yucatán, no México, promove II Congresso de Saúde, Vida e Família

México (Quinta, 21-01-2010, Gaudium Press) A família é o núcleo por excelência onde o ser humano aprende e se forma frente ao valor da vida, do respeito, da dignidade, da solidariedade, entre outros.

Bento XVI, em seu discurso televisivo por ocasião do encerramento do VI Encontro Mundial das Famílias, na cidade do México, expressou que “a família é a base indispensável para a sociedade e os povos, assim como um bem insubstituível para os filhos, dignos de vir à vida como fruto de amor, de doação total e generosa dos pais. Como Jesus mostrou honrando a Virgem Maria e a São josé, a família ocupa um lugar primário na educação da pessoa. É uma verdadeira escola da humanidade e de valores perenes”. (janeiro de 2009)

E é precisamente a defesa da organização familiar, seus deveres e direitos junto ao valor da vida, uma das preocupações constantes da Igreja mexicana e fundamentais para a construção de uma sociedade íntegra e discípula de Deus.

Dessa maneira, será realizado o II Congresso de Saúde, Vida e Família, em busca “reconhecer o papel primordial que tem a família na sociedade, de examinar os perigos que enfrentam a família, de fomentar a cultura familiar como âmbito natural para o desenvolvimento humano, de propor elementos sociais, legais e culturais que protejam a família, de promover a cultura da vida e de analisar o atual estado de saúde integral na sociedade”, informou o site do congresso. O evento é organizado pela arquidiocese de Yucatán nos dias 29, 30 e 31 de janeiro nas instalações do Centro de Convenções Yucatán Século XXI.

Diversoso simpósios acontecerão durante o encontro, entro os quais o “conceito e funcionalidade da sexualidade no século XXI”, “a saúde humana e o sentido da vida”, “que é o embrião humano”, “a tristeza do jovem” e palestras como a “integrantes da família”, “bondades da família”, a “realidade da família no México, “a migração e a deterioração da família” e “enfrentando o divórcio”, entre outros.

Conferencistas eclesiásticos da área médica e da sociedade, assim como convidados especiais como o arcebispo de Yucatán e consultor do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes da Santa Sé, Dom Emilio Carlos Berlie Belaunzarán, o núncio apostólico no México, Dom Christophe Pierre, e o cardeal presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Ennio Antonelli, acompanhados de um grande número de especialistas serão encarregados de desenvolver de maneira profunda e reflexiva cada um dos temas propostos no congresso.

Gaudium Press / Nathali J. Rátiva M.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas