Papa nomeia leiga para o cargo de subsecretária do Conselho Pontifício “Justiça e Paz”
Cidade do Vaticano (Quinta, 21-01-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou hoje a leiga Flaminia Giovanelli para ocupar o cargo de subsecretária do Conselho Pontifício “Justiça e Paz”, em substituição a Dom Frank J. Dewane, que foi nomeado, em 2006 bispo de Venice na Flórida, Estados Unidos.
Em nota, o presidente do Conselho Pontifício “Justiça e Paz”, o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, ressaltou que a presença de uma mulher leiga em posição tão importante do Conselho “mostra a solicitude da Igreja em promover a dignidade e os direitos da mulher no mundo, questões das quais se ocupa o Dicastério”.
A italiana Flaminia Giovanelli será a primeira mulher a exercer o cargo neste conselho. Antes dela, a leiga australiana Rosemary Goldie havia exercido o mesmo cargo no Conselho para os Leigos, de 1966 a 1976. Outra mulher que desempenha importante função na Igreja Católica é a irmã Rosanna Enrica, que é a atual subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e a Sociedade de Vida Apostólica.
Flaminia Giovanelli
Nascida em Roma no dia 2 de maio de 1948, Flamínia é formada em Ciências Políticas pela ‘Università degli Studi’ de Roma. A nova subsecretária é especialista em políticas de desenvolvimento e de trabalho da Organização Mundial do Trabalho, do Conselho Europeu, da União Européia da ECOSOC e da “Economic Commission for Europe” das Nações Unidas.
Ela já foi responsável pelas questões de desenvolvimento, pobreza e trabalho no quadro da doutrina social da Igreja e desde 2006 é membro do “Joint Working Group” entre a Igreja Católica e o Conselho Ecumênico das Igrejas.
Deixe seu comentário