Conferência dos Bispos Católicos de Cuba promove coleta nacional para o Haiti
Havana (Segunda, 18-01-2010, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC), por meio do cardeal arcebispo de Havana e presidente da Cáritas-Cuba, Dom Jaime Ortega Alamino, emitiu uma nota aos sacerdotes, diáconos, religiosos e fiéis leigos de Cuba na qual expressa sua solidariedade espiritual e material às vítimas do terremoto ocorrido no Haiti no último dia 12 de janeiro.
No comunicado, que foi lido nas igrejas cubanas, Dom Ortega afirmou que, diante da “dramática situação” que vive a população haitiana, “apelo para a caridade de vocês para fazer uma coleta nacional a favor deste sofrido povo”.
“Sou consciente da difícil situação econômica que reina entre nós, mas em situações como esta devemos estender nossa mão para compartilhar com nossos irmãos o pouco que temos”, assinalou o cardeal.
Pela difícil situação em que se encontra o Haiti, Dom Ortega considerou mais oportuno realizar uma “coleta monetária” e informou que o dinheiro da coleta, realizada em Cuba, será enviado ao “Plano de Emergências” ativado pela Cáritas Internacional, “que serão os encarregados de fazer chegar nossa ajuda ao povo haitiano”.
Ainda na mensagem, Dom Ortega elevou “sua oração ao Senhor pelo povo do Haiti, pelos falecidos e por todos aqueles que perderam tudo que tinham, mas que conservaram o principal: a vida”.
Ao final do texto, o cardeal espera a “generosidade de nossos fiéis católicos” e convidou todos os “cubanos de boa vontade para se juntar a essa coleta nacional”.
Deixe seu comentário