No segundo dia de novena preparatória, imagem de São Sebastião visita presídios do Rio
Rio de Janeiro (Quarta, 13-01-2010, Gaudium Press) Ontem, no segundo dia de peregrinação da imagem de São Sebastião pelas ruas do Rio de Janeiro, o padroeiro da cidade visitou os presídios Talavera Bruce e Esmeraldino Bandeira, que fazem parte do Complexo Penitenciário do Gericinó, em Bangu.
Na Penitenciária Talavera Bruce, a única unidade prisional feminina do Estado do Rio, o Arcebispo dom Orani João Tempesta deu início à oração do 2° dia de novena preparatória para a festa de São Sebastião, que será celebrada no dia 20 de janeiro.
Durante a reflexão, o prelado destacou a importância de reconhecer a presença de Jesus Cristo em cada irmão e irmã, independentemente das circunstâncias que levaram uma pessoa a cometer um delito e a cumprir pena numa unidade prisional. “A exemplo de São Sebastião, é preciso ter a coragem de viver como cristão também nos dias de hoje, mesmo que em situações adversas”, afirmou. “Só assim, conseguiremos fazer deste mundo, um mundo melhor”, concluiu o arcebispo do Rio.
Do presídio Talavera Bruce, a imagem de São Sebastião seguiu para o presídio masculino Esmeraldino Bandeira. Lá, Dom Orani conheceu a Capela Bom Pastor, construída pelos próprios detentos que cumprem pena na instituição. Ao som do Hino a São Sebastião, o capelão do local, Padre João Cribbin, deu as boas-vindas ao arcebispo e a toda a comitiva que acompanhava a imagem do Padroeiro da cidade..
Segundo Padre Cribbin, a iniciativa da Arquidiocese de incluir os presídios na novena preparatória para a festa de São Sebastião ajuda no processo de reintegração dos presos à sociedade. “Os presos erraram e estão pagando pelo que fizeram. Cabe a nós ajudá-los a reintegrar-se à sociedade”, disse o religioso.
Deixe seu comentário