Gaudium news > Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, falece em terremoto no Haiti

Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, falece em terremoto no Haiti

Brasília (Quarta, 13-01-2010, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirmou, hoje, o falecimento da Dr. Zilda Arns que estava em missão da Pastoral da Criança no Haiti. O país foi atingido, na noite de ontem, por um forte terremoto de 7 graus na escala Ritcher que deixou a capital haitiana, Porto Príncipe, completamente destruída. Médica e sanitarista, Zilda, de 75 anos, foi fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB.

A informação foi confirmada pelo senador Flávio José Arns, sobrinho da doutora. Segundo o senador, Zilda viajou no último domingo (10) ao Haiti onde iria realizar uma palestra na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe.

A CNBB, sensibilizada pelo acontecimento, enviou o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, para o Haiti em um voo da Força Área Brasileira (FAB) junto a uma delegação da presidência da República.

O arcebispo emérito de São Paulo e irmão da médica, Dom Paulo Evaristo Arns, rezou pelas vítimas do Haiti e afirmou que Zilda “morreu de uma maneira muito bonita, morreu na causa que sempre acreditou”.

O velório e enterro da doutora vão acontecer em Curitiba onde moram seus filhos. Dom Paulo Evaristo já afirmou que não poderá comparecer e que enviará o bispo de Franca (SP), Dom Pedro Stringhini, para representá-lo.

Presente em todos os estados do Brasil e em mais 20 países, a Pastoral da Criança tem mais de 240 mil voluntários capacitados que atuam em 40.853 mil comunidades em 4.016 municípios. Acompanha quase 95 mil gestantes e mais de 1, 6 milhão de crianças pobres menores de seis anos.

Zilda Arns

Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha (Santa Catarina), Zilda Arns Neumann era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Zilda também era representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Em 1983, a pedido da CNBB, Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, cardeal arcebispo da arquidicoese de São Salvador da Bahia, que, na época, era arcebispo de Londrina.

Em 2004, Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.

Pelo seu trabalho na área social, Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); entre outros prêmios.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas