Gaudium news > Diocese de Paranavaí (PR) dá início às celebrações da festa do padroeiro da cidade

Diocese de Paranavaí (PR) dá início às celebrações da festa do padroeiro da cidade

Paranavaí (Terça, 12/01/2010, Gaudium Press) Em janeiro é festejado o padroeiro da Paróquia São Sebastião e da cidade de Paranavaí, no estado do Paraná. Em comemoração a essa data, a diocese de Paranavaí promove uma novena preparatória e festa solene em honra a São Sebastião, um glorioso santo e um exemplo de fé. A novena preparatória começou ontem (11) e segue até o dia 19.

Durante a novena serão refletidas as seguintes temáticas acerca da vida e do exemplo de fé de São Sebastião: “testemunha de caridade”, “padroeiro dos injustamente perseguidos”, “padroeiro contra a violência”, “padroeiro da agropecuária”, “patrono dos militares”, “padroeiro contra pestes e epidemias” e “modelo para todos os cristãos”.

Uma iniciativa que se destaca, segundo o reitor do Santuário do Carmo/Paróquia São Sebastião, Frei Vilson Rech, é a bênção específica dada aos chamados “noiteiros”.

Em cada noite da novena há uma benção especial para profissionais de diversas áreas como, por exemplo, profissionais da comunicação, da saúde, da educação, da justiça, pecuaristas, lavradores, sociedade rural, comerciantes, polícia civil e militar, bombeiros, entre outros.

A festa de São Sebastião acontecerá no dia 20 de janeiro com o tema “São Sebastião, Protetor de Paranavaí”. Haverá uma missa solene que contará com a participação de todas as paróquias da diocese seguida de procissão pelo centro da cidade. Neste dia, consagrado ao padroeiro, será feriado na cidade.

De acordo com Frei Rech, o santo deixa um exemplo a ser seguido por todos, pois ele foi cristão nos tempos do Imperador Diocleciano em Roma, viveu em tempos de perseguição.

“Como cristão ele se doou ao intenso exercício da caridade, visitando os encarcerados, confortando-os e encorajando-os, sem esquecer seu apoio e ajuda aos atingidos pela pobreza”, afirmou.

Para o religioso, a festa tem um marco muito importante dentro da comunidade pois, em função do santo ser padroeiro do município, os fiéis buscam nele a proteção para suas vidas e afazeres diários.

“Podemos perceber no povo da região a necessidade da vivência da espiritualidade. Na figura de São Sebastião, eles vão em busca da força de Deus para o ano que começa e para todos os dias de suas vidas”, ressaltou.

Pela intercessão do glorioso São Sebastião, exortou Frei Rech, “devemos pedir sempre a Deus que nossa fé seja robustecida e que tenhamos coragem de professá-la em todas as circunstâncias e de jamais renegá-la por motivo algum”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas