Relações diplomáticas da Santa Sé crescem em 2009
Vaticano (Terça, 12-01-2010, Gaudium Press) As relações diplomáticas da Santa Sé com outros países, desde o início do pontificado do Papa Bento XVI, vêm crescendo e, em 2009, já são 178 países que mantém relações de diplomacia. Com informações da Rádio Vaticano.
Para ser ter uma ideia desse crescimento, a Santa Sé mantinha relações, em 1978, com apenas 84 países. Já no início do pontificado de Bento XVI, em 2005, esse número saltou para 174 nações.
Hoje, cerca de 80 países mantêm sedes diplomáticas junto à Santa Sé com embaixadores em Roma. Os outros são representados por diplomatas residentes na Europa. Em todo o mundo, a Santa Sé se faz representar por 101 Núncios Apostólicos.
Já Taiwan guarda uma peculiaridade: apesar de manter relações diplomáticas com o Vaticano, desde 1979 não mantém um núncio apostólico na ilha. As últimas nações a estabelecer relações com o Vaticano foram Montenegro, Emirados Árabes Unidos, Botsuana e a Federação Russa.
A diplomacia entre a Santa Sé e a Federação Russa foi constituída no dia 9 de dezembro do ano passado, na qual ficou estabelecida uma nunciatura apostólica por parte da Santa Sé, em Moscou, e uma instalação de uma embaixada russa em Roma. Além destes países, a Santa Sé mantém também relações diplomáticas com a União Europeia e com a Soberana Ordem Militar de Malta.
Além disso, a Santa Sé mantém representantes nas principais organizações do mundo: na Organização das Nações Unidas (ONU), na Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO), na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), na Organização Mundial do Comércio (OMC), na Liga Árabe, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e na União Africana (UA) por “Observadores Permanentes”.
Alguns dos países com os quais a Santa Sé não mantém relações diplomáticas atualmente são: China Popular, Afeganistão, Arábia Saudita, Butão, Coréia do Norte, Maldivas, Omã, Tuvalu, Vietnã, República de Comores, Mauritânia, Somália, Brunei, Laos, Malásia e Mianmar.
Vale recordar que o Papa Bento XVI recebeu na manhã de ontem, 11, todo o corpo diplomático credenciado junto à Santa Sé para as tradicionais felicitações no início do novo ano.
Deixe seu comentário