Arquidiocese do Rio de Janeiro dá início à celebração da festa de São Sebastião
Rio de Janeiro (Segunda, 11-01-2010, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro começou a comemorar, hoje, a festa de seu Padroeiro, São Sebastião. Este ano, antes da tradicional procissão do dia 20, haverá uma novena especial, que será rezada, a cada dia, em um local diferente, como igrejas, hospitais e outras localidades.
O primeiro ponto de visita, hoje, da imagem peregrina de São Sebastião foi o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A unidade sempre foi parada obrigatória da procissão que leva a imagem da Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, até a Catedral Metropolitana, no centro do Rio, mas nunca havia recebido, antes, a visita do padroeiro da cidade.
A visita ao INCA começou no período da manhã quando o arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, deu início à novena de São Sebastião, na capela que fica no quarto andar do prédio. Diversos funcionários da instituição participaram da cerimônia. Em seguida, dom Orani visitou algumas enfermarias e abençoou os pacientes. “O objetivo maior da festa de São Sebastião é levar o povo carioca a uma nova experiência de ação evangelizadora. Queremos promover um trabalho de reconciliação, solidariedade e paz”, afirmou o prelado.
A chefe da Divisão de Enfermagem do INCA, Ailse Bittencourt exaltou a decisão da Arquidiocese de incluir o instituto nas festividades de São Sebastião. “A visita de representantes religiosos é importante porque eles sempre levam palavras de estímulo e conforto aos pacientes”, explicou Ailse, que também é coordenadora do Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual (NAVE), criado em 2007, para atender às necessidades espirituais dos pacientes, familiares e funcionários do INCA.
No trajeto de volta até a Catedral, o cortejo de São Sebastião visitou o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde dom Orani também abençoou os pacientes.
Deixe seu comentário