Falece arcebispo emérito da arquidiocese de Antananarivo, em Madagascar
Cidade do Vaticano (Segunda, 11-01-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou, nesta segunda (11), um telegrama de pesar ao cardeal arcebispo da arquidiocese de Antananarivo, em Madagascar, Dom Odon Marte Arséne Razanakolona, no qual expressa sua “proximidade espiritual” e sua oração pelo falecimento do arcebispo emérito da arquidiocese, Dom Armand Gaétan Razafindratandra, ocorrido no último sábado, dia 9.
No comunicado, Bento XVI agradece a Deus pelo “fervoroso ministério de pastor” desempenhado pelo Cardeal Gaétan a serviço dos malgaxes, primeiro como padre diocesano e, depois, como arcebispo da arquidiocese.
O Santo Padre destacou a dedicação do cardeal pelo anúncio da mensagem de Cristo e concluiu sua mensagem pedindo que, por meio “da materna intercessão da Virgem Maria, o Senhor acolha seu servo em seu Reino de Paz e Luz”.
O Papa ainda concedeu sua benção apostólica ao clero da arquidiocese, aos familiares e amigos do cardeal que faleceu aos 84 anos.
Dom Armand Gaétan Razafindratandra
Nasceu em 7 de agosto de 1925 em Ambohimalaza, localidade situada à aproximadamente 50 km de Antananarivo.
Completou seus estudos primários na escola paroquial de Faravohitra, junto aos Irmãos das Escolas Cristãs de Andohalo. Continuou seus estudos no Seminário Menor de Ampohipo e, por fim, junto ao Colégio Saint-Michel mantido pelos Padres Jesuítas, onde obteve o diploma.
Frequentou dois anos de filosofia canônica no Seminário Maior de Ambatoroka, três anos de curso ainda no Colégio Saint-Michel, para voltar depois à Ambatoroka para estudar teologia canônica.
Depois da ordenação sacerdotal em 27 de julho de 1954, estudou Catequese e Ciências Sociais no Instituto Católico de Paris. Ao retornar a Madagascar, em 1956, foi diretor do Instituto de Ensino Catequético e elaborou vários manuais de catequese.
Nomeado em 3 de fevereiro de 1994 como arcebispo de Antananarivo, entrou em possesso da nova sede em 15 de maio do ano seguinte. De 1997 a 2002, foi presidente da Conferência dos Bispos de Madagascar.
Em 7 de dezembro de 2005 se aposentou.
Deixe seu comentário