“A fé deve ser redescoberta, cultivada e testemunhada”, diz o Papa na festa do Batismo do Senhor
Cidade do Vaticano (Segunda, 11-01-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI presidiu ontem, 10, a celebração eucarística da Festa do Batismo do Senhor na Capela Sistina, no Vaticano. Seguindo a tradição, Bento XVI administrou, durante a cerimônia, o Sacramento do Batismo para 15 crianças, todas filhas dos funcionários do Vaticano.
Durante a missa batismal realizada na Capela Sistina por ocasião da festa, o Santo Padre afirmou que, nos dias atuais, “a fé é um dom a ser redescoberto, a ser cultivado e a ser testemunhado”.
Em sua homilia aos fiéis, dedicada ao significado do Sacramento do Batismo, o Papa destacou que o batismo é o “chamado a uma nova vida sem egoísmos ligados ao pecado” e que, a partir dali, as crianças batizadas na ocasião “começam a serem filhos de Deus em Cristo”.
“Podemos dizer que também para estas crianças hoje se abrem os céus. Elas receberão como dom a graça do Batismo e o Espírito Santo habitará nelas como num templo, transformando profundamente seus corações”, destacou o pontífice.
O Papa ressaltou que, com o Batismo, estas crianças participam da morte e ressurreição de Cristo e iniciam com Ele a aventura alegre e enaltecedora do discípulo.
“Os pais, padrinhos e madrinhas assumem o compromisso de educá-las na fé a fim de que possam caminhar na luz de Cristo e resplandecer neste mundo, levando a luz do Evangelho que é vida e esperança”, observou o Santo Padre.
Ao final de sua homilia, o Papa Bento XVI desejou que, com a celebração do Batismo, o Senhor “conceda a cada um de nós a alegria e beleza de viver como cristãos” e pediu para as crianças a “materna intersecção da Virgem Maria para que sejam, durante toda a vida, discípulos de Cristo e corajosas testemunhas do Evangelho”.
A festa do Batismo do Senhor e a missa da Vigília de Páscoa são os dois momentos do ano em que o Papa administra pessoalmente o sacramento do Batismo. Na primeira ocasião, são batizadas pelo Santo Padre as crianças sempre na Capela Sistina. Na Vigília da Páscoa, o Papa administra o sacramento do batismo aos adultos.
Deixe seu comentário