Conferência Episcopal da Venezuela discute o aumento da violência no país
Caracas (Sexta, 08-01-2010, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) se encontrou ontem, 7, para a reunião plenária da Assembleia Ordinária dos bispos venezuelanos. Com informações da Rádio Vaticano.
Entre os pontos discutidos durante a assembleia, dois são motivos de preocupação para a CEV: o aumento da violência e a presença de grupos guerrilheiros armados nas zonas de fronteira.
Para o presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Ubaldo Ramón Santana, o clima de tensão nas relações entre a Venezuela e Colômbia, com atenção especial às fronteiras, é atualmente “uma ameaça à convivência pacífica”.
Dom Santana recordou, durante o encontro, que essa tensão entre as duas nações latino-americanas foi intensificada, especialmente, após a assinatura de um convênio entre Colômbia e Estados Unidos que permitiu a instalação de bases norte-americanas em solo colombiano.
O purpurado convocou todos para promover uma atitude de paz e de “ações concretas à difusão do evangelho” e, assim, provocar um profundo empenho na “promoção da concórdia”.
Ao final, Dom Santana disse que, diante do flagelo da violência que assola a Venezuela, são necessárias “políticas apropriadas para a proteção da cidadania” e a rejeição de qualquer expressão de “ataque à vida como são os sequestros, as extorsões, o narcotráfico, o comércio de órgãos ou a exploração de menores”.
Deixe seu comentário