Papa Bento XVI recebe credenciais do novo embaixador da Turquia junto ao Vaticano
Cidade do Vaticano (Quinta, 07-01-2010, Gaudium Press) As boas relações diplomáticas no campo interreligioso entre a Santa Sé e a Turquia, iniciados há 50 anos, foram o tema do discurso de Bento XVI, hoje, na apresentação das cartas credenciais do novo Embaixador da Turquia junto ao Vaticano, Kenan Gürsoy.
Em seu discurso, o pontífice afirmou que a Turquia pode, na Europa, “agir como uma ponte entre o Islã e o Ocidente” e “oferecer uma significativa contribuição aos esforços para levar a paz e estabilidade ao Oriente Médio”.
O Santo Padre apreciou a contribuição do país no processo para apoiar posteriores esforços com o intuito de acabar com o conflito de longa duração na região. Neste sentido, o pontífice colocou à disposição os recursos diplomáticos da Santa Sé para buscar a paz e a reconciliação.
No que se refere a relação da Turquia com a Igreja Católica, Bento XVI recordou sua viagem ao país, em 2006, quando observou que lá os cristãos apreciam a “liberdade de culto”, mas ainda não reconhecem juridicamente a Igreja Católica.
Por sua vez, o embaixador Kenan Gürsoy lembrou que as relações entre a Santa Sé e a Turquia foram “sempre excelentes” e assegurou que a Constituição da Turquia garante os fundamentais direitos humanos como a liberdade religiosa, sem discriminações de religião, língua, raça ou fé.
Gürsoy destacou, também, a importância da contribuição que seu país pode dar à União Européia e o desejo de reforçar relações bilaterais.
Deixe seu comentário