Gaudium news > Papa Bento XVI recebe credenciais do novo embaixador da Turquia junto ao Vaticano

Papa Bento XVI recebe credenciais do novo embaixador da Turquia junto ao Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta, 07-01-2010, Gaudium Press) As boas relações diplomáticas no campo interreligioso entre a Santa Sé e a Turquia, iniciados há 50 anos, foram o tema do discurso de Bento XVI, hoje, na apresentação das cartas credenciais do novo Embaixador da Turquia junto ao Vaticano, Kenan Gürsoy.

Em seu discurso, o pontífice afirmou que a Turquia pode, na Europa, “agir como uma ponte entre o Islã e o Ocidente” e “oferecer uma significativa contribuição aos esforços para levar a paz e estabilidade ao Oriente Médio”.

O Santo Padre apreciou a contribuição do país no processo para apoiar posteriores esforços com o intuito de acabar com o conflito de longa duração na região. Neste sentido, o pontífice colocou à disposição os recursos diplomáticos da Santa Sé para buscar a paz e a reconciliação.

No que se refere a relação da Turquia com a Igreja Católica, Bento XVI recordou sua viagem ao país, em 2006, quando observou que lá os cristãos apreciam a “liberdade de culto”, mas ainda não reconhecem juridicamente a Igreja Católica.

Por sua vez, o embaixador Kenan Gürsoy lembrou que as relações entre a Santa Sé e a Turquia foram “sempre excelentes” e assegurou que a Constituição da Turquia garante os fundamentais direitos humanos como a liberdade religiosa, sem discriminações de religião, língua, raça ou fé.

Gürsoy destacou, também, a importância da contribuição que seu país pode dar à União Européia e o desejo de reforçar relações bilaterais.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas