Mais de 2,24 milhões de pessoas estiveram presentes nas celebrações com o Papa em 2009
Cidade do Vaticano (Terça, 05-01-2010, Gaudium Press) A Prefeitura da Casa Pontifícia, responsável por coordenar o ingresso de pessoas para as cerimônias com o Santo Padre, informou que mais de 2,24 milhões de fiéis compareceram a audiências gerais e especiais, a celebrações litúrgicas e aos Ângelus realizados em 2009. Este número é um pouco maior do que o do ano anterior, quando 2,20 milhões marcaram presença nas celebrações presididas pelo Santo Padre.
Conforme a Prefeitura da Casa Pontifícia, o Ângelus foi o evento que angariou mais fiéis: um total de 1,12 milhões. Os Angelus mais numerosos foram os de janeiro e dezembro, quando cerca de 180 mil fiéis compareceram. Nos meses de fevereiro, março, junho e novembro pouco mais de 120 mil pessoas marcaram presença. Já em abril e setembro, foram verificadas em torno de oito mil presenças.
Em relação às audiências gerais celebradas pelo Papa, cerca de 540 mil pessoas compareceram no ano que passou tanto nas audiências realizadas na Praça São Pedro quanto na sala Paulo VI. As audiências gerais que receberam mais fiéis aconteceram em abril, quando cerca de 130 mil pessoas compareceram. Já em janeiro e agosto, o número de presentesgirou em torno dos 16 mil fiéis.
Por sua vez, as audiências especiais receberam cerca de 115 mil peregrinos. Neste ano, as que receberam mais público ocorreram em fevereiro e abril, quando compareceram 27 mil e 25 mil pessoas, respectivamente.
Já as celebrações litúrgicas contabilizaram a participação total de 470 mil fiéis. Assim como o que aconteceu com as audiências gerais, as participações mais intensas ocorreram em abril, por conta da Páscoa, quando estiveram presentes 187 mil fiéis. Em fevereiro, julho e agosto as participações foram bem menores, com cerca de 500 pessoas, devido à falta de cerimônias abertas ao grande público. Em março não aconteceram cerimônias litúrgicas com o Santo Padre.
Os dados estatísticos da Prefeitura da Casa Pontifícia se referem somente às cerimônias no Vaticano e em Castel Gandolfo. Não se referem a outros lugares onde aconteceram encontros com o Papa. Não estão incluídos, por exemplo, os dados da presença dos fiéis nas visitas às paróquias romanas durante a Quaresma, nas visitas pastorais na Itália (zona do terremoto em Abruzzo, Cassino, San Giovanni Rotondo, Viterbo, Brescia), nos encontros com fiéis durante o período de verão na Valle d’Aosta e nas visitas pastorais no exterior na África (República de Camarões, Angola), Terra Santa e na República Tcheca.
Deixe seu comentário