Relíquias de Dom Bosco deixam Brasília hoje
Brasília (Segunda, 04-01-2010, Gaudium Press) As relíquias de Dom Bosco se encontram em Brasília desde o último sábado e devem permanecer na Capital Federal até hoje, dia 04. Em sua chegada foram recebidas por um coro de jovens, fogos de artifício e um cortejo de 70 veículos, algumas motos e três ônibus.
As relíquias de Dom Bosco chegaram à cidade no dia 2, à tarde, na paróquia batizada com o nome do santo no Núcleo Bandeirante. Em seguida, foram levadas em carro aberto até o santuário Dom Bosco, onde ficaram expostas durante 24 horas, acompanhadas por uma vigília
Ontem, na parte da tarde, a urna de vidro foi levada de volta à igreja do Núcleo Bandeirante, ficando exposta lá até hoje, também acompanhada por uma vigília. Hoje, as relíquias de São João Bosco seguem para a cidade de Silvânia, em Goiás, onde será celebrada uma missa na Matriz do Rosário. Amanhã, dia 05, o cortejo segue para Goiânia.
A passagem da urna com as relíquias de Dom Bosco por Brasília ganha contornos interessantes porque o santo, que costumava ter sonhos premonitórios, considerados uma “dádiva de Deus”, previu, em 1883, a formação de uma civilização entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério sul, região onde hoje se encontra o Distrito Federal. Tal premonição foi interpretada como sendo a fundação da cidade de Brasília.
O trajeto das relíquias teve início em julho de 2009, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015). A peregrinação será realizada por 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.
Deixe seu comentário