Deus dá sentido à história humana, diz Bento XVI no segundo Ângelus do ano
Cidade do Vaticano (Segunda, 04-01-2010, Gaudium Press) A História tem sentido porque é “habitada” pela “Sabedoria de Deus”, afirmou o Papa Bento XVI neste domingo a um grande número de fiéis, antes de recitar o Ângelus, na segunda cerimônia da oração mariana em 2010. Como no dia 1º de janeiro, também ontem as pessoas vieram em grande número à Praça de São Pedro acompanhar a cerimônia mariana.
Ao comentar as leituras, Bento XVI pediu que as pessoas não se deixem abalar por previsões econômicas e “improváveis prognósticos”, mantendo sempre acesa a chama da esperança em Deus:
“Os problemas não faltam na Igreja e no mundo, como também na vida cotidiana das famílias. A esperança cristã não está em Deus como uma religiosidade genérica, nem um fatalismo recoberto de fé. Confiamos no Deus que em Jesus Cristo foi revelado de modo completo e definitivo o seu desejo de estar com o homem, de partilhar a sua história, para guiar-nos todos para o seu Reino de amor e de vida. E essa grande esperança anima e às vezes corrige nossas esperanças humanas.”
Segundo o Santo Padre, a verdadeira razão de esperança da humanidade é a Sabedoria de Deus, que deu um sentido à história humana “com um projeto de amor que gera e pede liberdade”.
Após a recitação do Ângelus, o Papa saudou, como de costume, os fiéis presentes à Praça de São Pedro em algumas de suas línguas-mãe e exortou a todos para se voltarem ao exemplo de espiritualidade da Virgem Maria. Em espanhol, lembrou Santiago de Compostela:
“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española que participan en esta oración mariana. El Evangelio de hoy nos recuerda el grandioso acontecimiento del misterio de la Navidad: la Palabra de Dios se hizo carne y acampó entre nosotros, para que podamos contemplar su gloria y ser hijos de Dios, si creemos en su nombre. En ese nombre se ha abierto hace pocos días en Santiago de Compostela la puerta del Año Santo, puerta por la que pasan desde hace muchos siglos multitud de peregrinos en busca de la luz de la fe y la gracia del perdón, tras contemplar el majestuoso «Pórtico de la Gloria» del templo que guarda una particular memoria del Apóstol Santiago el Mayor, en los extremos confines de Europa continental. Invito a todos a dejarse iluminar por Cristo, luz del mundo, y renacer así a la esperanza, a una nueva vida y a un mundo nuevo, lleno de paz y concordia. Feliz domingo.”
Deixe seu comentário