Gaudium news > Papa convida participantes de Encontro de Taizé a serem verdadeiras testemunhas para o mundo

Papa convida participantes de Encontro de Taizé a serem verdadeiras testemunhas para o mundo

Poznan (Terça, 29-12-2009, Gaudium Press) “O Papa confia em vós para ir e encontrar homens e mulheres que perderam o sentido de Deus, que O buscam às cegas, às vezes sem mesmo perceber”, disse Bento XVI em sua mensagem aos jovens que chegam hoje em Poznan, cidade polonesa entre Varsóvia e Berlim, onde este ano acontece a 32ª etapa da “peregrinação de confiança sobre a terra” como é chamado o Encontro Europeu de Taizé organizado pela Comunidade Ecumênica dos Irmãos, da pequena cidade francesa perto de Lyon.

Segundo o Papa, o mundo precisa de “verdadeiras testemunhas”. Ele pede aos participantes que vão a Poznan para quatro dias de oração para se inspirarem com os gestos e palavras de Deus e levar depois esperança aos próprios países. Além disso, os convida a descobrir a alegria da comunhão em Cristo.

A Mensagem do Papa foi entregue aos jovens pelo prior da Comunidade, Irmão Alois, junto com a “Carta da China”. Depois da visita à China, onde os frades levaram as cópias da Bíblia traduzidas em chinês, o prior escreveu que a mais profunda espera é o “desejo de Deus”.

As mensagens aos participantes chegaram também do patriarca Bartolomeu de Constantinopla, do patriarca Cirillo de Moscou; do arcebispo de Canterbury, Rowan Williams; do secretário geral da Federação Luterana Mundial, Ishmael Noko, do secretário geral da Aliança Reformada Mundial, Setri Nyomi, do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e do presidente da Comissão Europeia, Manuel Barroso.

Poznan foi a primeira cidade diocesana da Polônia, onde, provavelmente em 996, com o batismo católico do rei, a nação polonesa tornou-se cristã. Trata-se do quarto Encontro Europeu de Taizé na Polônia (antes, fora realizado em Breslavia, em 1989 e 1995, e em Varsóvia, em 1999) em 20 anos. Os últimos encontros foram em 2008, em Bruxelas, em 2007 em Genebra. A edição atual tem o seu significado no contexto do 20º aniversário da queda do Muro de Berlim.

Os organizadores esperam aproximadamente 30 mil jovens de toda a Europa e de outros países do mundo. Há inclusive jovens de países da América Latina, onde os irmãos da Comunidade de Taizé têm as fraternidades e ajudam os mais necessitados, como Brasil, Argentina e Chile. O maior número de jovens, no entanto, além dos cerca de 20 mil poloneses, vem da Ucrânia (1500), França (1400) e Alemanha (1200).

O encontro começou com a acolhida nas paróquias, para as casas nas quais as famílias recebem os peregrinos. No dia 31 de janeiro haverá uma oração pela paz e, em seguida, uma grande “festa das nações”, quando todos os jovens apresentam as canções e danças típicas de seus países. O encontro se encerra no dia 2 de janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas